AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE OURO PRETO, MG
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1272Resumo
As aulas de Educação Física são momentos no ambiente escolar em que a relação de gênero se problematiza e seus aspectos históricos contribuíram para dicotomia entre os gêneros durante as aulas. Com o objetivo de analisar o nível de participação das meninas nas aulas de Educação Física neste segmento de ensino, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com cinco turmas da Educação Infantil em uma escola pública e suas respectivas professoras, no primeiro semestre de 2014. Concluiu-se que o gênero feminino se torna submisso quando há um confronto direto com o gênero masculino durante as aulas de Educação Física. É importante estudar o gênero na Educação Infantil para entender o comportamento de meninas e meninos ao longo da vida escolar, e educar, desde o início, para que as diferenças existentes não sejam esquecidas, mais sim entendidas para não sobrepujar uma em relação à outra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index