EDUCAÇÃO FÍSICA E INFÂNCIA: REFLEXÃO DO FAZER PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1273Resumo
O estudo analisou o fazer pedagógico da Educação Física na Educação Infantil na ambiência escolar. Percebe-se um significativo descompasso entre o que define a legislação que normatiza Educação Física e Educação Infantil na escola. Apesar de sua inserção na Educação Básica, não se atingiu ainda um consenso em termos da presença do professor licenciado em Educação Física no trato com o conteúdo da Educação Física na Educação Infantil denominado no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil por dimensão expressivo motora. A partir das reflexões realizadas foi possível afirmar que o caminho que se abre às possibilidades de superação e enfrentamento dos descompassos existentes na escola, especialmente na Educação Infantil deverá constituir-se como tempo e espaço de inclusão, dialogicidade entre os atores envolvidos, bem como pelo intenso processo de construção coletiva de um projeto de formação do sujeito social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index