EDUCAÇÃO FÍSICA E INFÂNCIA: REFLEXÃO DO FAZER PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jairo Antônio Paixão

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1273

Resumo

O estudo analisou o fazer pedagógico da Educação Física na Educação Infantil na ambiência escolar. Percebe-se um significativo descompasso entre o que define a legislação que normatiza Educação Física e Educação Infantil na escola. Apesar de sua inserção na Educação Básica, não se atingiu ainda um consenso em termos da presença do professor licenciado em Educação Física no trato com o conteúdo da Educação Física na Educação Infantil denominado no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil por dimensão expressivo motora. A partir das reflexões realizadas foi possível afirmar que o caminho que se abre às possibilidades de superação e enfrentamento dos descompassos existentes na escola, especialmente na Educação Infantil deverá constituir-se como tempo e espaço de inclusão, dialogicidade entre os atores envolvidos, bem como pelo intenso processo de construção coletiva de um projeto de formação do sujeito social.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto na linha de pesquisa "Instituição escolar, formação e profissão docente". Coordena o Subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID-UFV. Coordena o Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG

Downloads

Publicado

2016-01-22