A Educação Física na Formação Inicial em Pedagogia

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DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i2.6194

Resumo

A presente pesquisa buscou verificar se e como o componente curricular Educação Física está presente nos cursos de formação inicial em Pedagogia. Para tanto, foram analisados os PPCs de 41 Universidades Federais. A escolha recaiu sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais que oferecem o curso em sua modalidade presencial. Foram desconsideradas as IES que não se organizam enquanto Universidade, ou seja faculdades, institutos, entre outros, bem como as Universidades Públicas Federais que não oferecem o curso de pedagogia. Também foram excluídas as Universidades que, apesar de ofertar o curso presencialmente, não disponibilizam os PPCs em seus sites oficiais. A coleta de dados ocorreu no período entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020, por meio do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior na plataforma e-MEC do Ministério da Educação do Brasil. A análise propiciou a compreensão que existe uma polissemia discursiva em relação ao componente nos cursos verificados. As questões levantadas neste trabalho evidenciam a problemática da divisão da Educação Física e seu reflexo nos cursos de pedagogia das Universidades Federais do Brasil.

Biografia do Autor

Raquel Aline Pereira de Souza, Universidade de São Paulo

Licenciada em Educação Física pela UFJF e Mestranda em Educação na Universidade de São Paulo

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Publicado

2024-12-30