UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: UM ESTUDO DESCRITIVO DA INSERÇÃO UNIVERSITÁRIA, EM ESPECIAL DAS MULHERES NO BRASIL.

Autores

  • Eliana Cristina Rosa Universidade Nacional Lomas de Zamora/Buenos Aires/Argentina. Artigo referente ao cumprimento de disciplina de mestrado.

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1414

Resumo

Resumo

 

A universidade tem como missão e compromisso ser ética nas suas ações, com responsabilidade social, articulando-se com os setores da sociedade civil, com vínculo tecnológico, governamental e cientifico. Estudar questões sociais propicia o entendimento de nosso contexto social, nossas raízes e como nossos antepassados pensaram um mundo melhor para as gerações futuras. A pesquisa apresenta como objetivo a proposta de estudar e compreender a inserção da população em especial da mulher na universidade, com seu histórico e as ações governamentais ao longo do tempo, caracteriza-se na forma de um estudo de caso exploratório bibliográfico e descritivo, trabalharmos com base na pesquisa bibliográfica e documental, a qual nos direcionou a uma análise desta inserção ao longo do tempo. A justificativa da pesquisa repousa no indicativo de fundamentar novas pesquisas, como forma de compreender como nosso país registra em seu contexto, a trajetória de adequação escolar a população, principalmente para o gênero feminino. Observamos que o país na última década teve como meta a inserção da população à sonhada universidade com um olhar para as classes menos favorecidas, um caminho ainda árduo no que se refere a educação, com atenção ao equilíbrio sexual, étnico e racial.

 

Palavras chave: Universidade; Inserção; Mulher.

Biografia do Autor

Eliana Cristina Rosa, Universidade Nacional Lomas de Zamora/Buenos Aires/Argentina. Artigo referente ao cumprimento de disciplina de mestrado.

Graduada em Administração Pública pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Licenciatura em filosofia pela UNIFRAN-Universidade de Franca, Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Triângulo Mineiro, Pós Graduação em Docência e Gestão nos Ensinos Médio, Técnico e Superior, pela Universidade Candido Mendes, Cursando Mestrado em Educação-Universidade Lomas de Zamora/Buenos Aires, Servidora Pública - UFTM, Técnico Administrativo, (Residência Multiprofissional) e secretaria da REFACS/Revista da Residencia/UFTM, experiência voluntária e comunitária na área de administração e elaboração de projetos sociais, saúde publica, voluntaria em oficina de pais (CNJ-Parentalidade).

Downloads

Publicado

2016-01-22