UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: UM ESTUDO DESCRITIVO DA INSERÇÃO UNIVERSITÁRIA, EM ESPECIAL DAS MULHERES NO BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1414Resumo
Resumo
A universidade tem como missão e compromisso ser ética nas suas ações, com responsabilidade social, articulando-se com os setores da sociedade civil, com vínculo tecnológico, governamental e cientifico. Estudar questões sociais propicia o entendimento de nosso contexto social, nossas raízes e como nossos antepassados pensaram um mundo melhor para as gerações futuras. A pesquisa apresenta como objetivo a proposta de estudar e compreender a inserção da população em especial da mulher na universidade, com seu histórico e as ações governamentais ao longo do tempo, caracteriza-se na forma de um estudo de caso exploratório bibliográfico e descritivo, trabalharmos com base na pesquisa bibliográfica e documental, a qual nos direcionou a uma análise desta inserção ao longo do tempo. A justificativa da pesquisa repousa no indicativo de fundamentar novas pesquisas, como forma de compreender como nosso país registra em seu contexto, a trajetória de adequação escolar a população, principalmente para o gênero feminino. Observamos que o país na última década teve como meta a inserção da população à sonhada universidade com um olhar para as classes menos favorecidas, um caminho ainda árduo no que se refere a educação, com atenção ao equilíbrio sexual, étnico e racial.
Palavras chave: Universidade; Inserção; Mulher.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index