ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1424Resumo
Pesquisar a história da formação de alfabetizadores justifica-se por serem estes profissionais que desenvolverão sua ação docente em uma das fases mais importantes da escolarização, a alfabetização. Esta é considerada uma fase em que as crianças, jovens e adultos que ainda não dominam as habilidades de leitura e de escrita, têm a oportunidade de apropriarem-se de conhecimentos que lhes permitirão compreender e utilizar em diferentes contextos a linguagem. Neste texto, o objetivo é abordar o termo alfabetização e realizar um breve histórico sobre a formação do professor no Brasil. Para isso, buscamos autores como Cagliari (1998), Soares (2009), Ferreiro (2003), dentre outros, que embasaram este estudo, possibilitando a compreensão do tema proposto.
Palavras chave: “professor alfabetizador”; “alfabetizador”; “formação de professores”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index