ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO BRASIL

Autores

  • Katiane Beatriz da Silva Pagnan Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1424

Resumo

 Pesquisar a história da formação de alfabetizadores justifica-se por serem estes profissionais que desenvolverão sua ação docente em uma das fases mais importantes da escolarização, a alfabetização. Esta é considerada uma fase em que as crianças, jovens e adultos que ainda não dominam as habilidades de leitura e de escrita, têm a oportunidade de apropriarem-se de conhecimentos que lhes permitirão compreender e utilizar em diferentes contextos a linguagem. Neste texto, o objetivo é abordar o termo alfabetização e realizar um breve histórico sobre a formação do professor no Brasil. Para isso, buscamos autores como Cagliari (1998), Soares (2009), Ferreiro (2003), dentre outros, que embasaram este estudo, possibilitando a compreensão do tema proposto.

 

Palavras chave: “professor alfabetizador”; “alfabetizador”; “formação de professores”.

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Publicado

2016-01-22

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO BRASIL. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 2, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/i&fd.v2i1.1424. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/1424. Acesso em: 14 jun. 2025.