A PROFISSÃO DOCENTE A PARTIR DA ESCOLA NORMAL PAROQUIAL DE MISSÃO VELHA/CE: UM POUCO DE HISTÓRIA

Autores

  • Osmar Hélio Araújo
  • Célia de Jesus Silva Magalhães Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i2.1509

Resumo

 

Esta pesquisa discorre sobre a história da profissão docente a partir de um recorte histórico da Escola Normal Paroquial de Missão Velha, no Ceará. O texto apresenta a importância da educação, da formação das normalistas, tendo em vista a necessidade de qualificação para o Magistério para as escolas municipais do século XX. Disso decorre a justificativa do estudo ora apresentado, realçar a importância da Escola Normal para a formação das professoras no século XX. Objetiva-se, contudo, apresentar uma retrospectiva histórica focando a história da profissão docente com esteio na experiência da Escola Normal Paroquial de Missão Velha, no Ceará. Com âncora na abordagem qualitativa, metodologicamente, adotou-se a história oral e a pesquisa documental. Utilizou-se entrevistas temáticas semiestruturadas com três ex-alunas da turma fundadora da Escola Normal Paroquial de Missão Velha, no Ceará. Os resultados da pesquisa realçam a importância da criação e permanência da Escola Normal, bem como o destaque de que gozava a Escola Normal e seu valor para a formação das professoras do século XX.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Araújo

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/Universidade Federal do Ceará

Célia de Jesus Silva Magalhães, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino