EDUCAÇÃO PATRIMONIAL REGIONAL E OUTRAS HISTÓRIAS: UMA APROXIMAÇÃO COM O PASSADO DISTANTE DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO.
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i2.1513Resumo
O presente artigo busca apresentar o resultado das reflexões metodológicas desenvolvidas pelo grupo de Educação Patrimonial da Fundação Araporã, no âmbito dos trabalhos de licenciamentos ambientais na região central do Estado de São Paulo. Ao se realizar ações educativas no âmbito dos projetos de Educação Patrimonial, temos observado que há uma lacuna nas narrativas históricas bem como no que compete aos materiais didáticos, sendo estes insuficientes para contemplar a diversidade étnica brasileira. Neste sentido, realizamos ações com o objetivo de preencher este vazio por meio de atividades lúdicas que tornam o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmicos, facilitando ao indivíduo a obtenção de conceitos e ideias sobre a temática da diversidade cultural. Serão apresentados os resultados de experiências das ações educativas desenvolvidas em escola da rede estadual de ensino no município de São Carlos (SP), que teve como eixo norteador proporcionar uma atividade diferenciada, levando o educando a refletir a história de sua cidade e região sob um novo olhar a partir da utilização do patrimônio arqueológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index