EDUCAÇÃO PATRIMONIAL REGIONAL E OUTRAS HISTÓRIAS: UMA APROXIMAÇÃO COM O PASSADO DISTANTE DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Autores

  • Robson Rodrigues Fundação Araporã
  • Dulcelaine Lopes Nishikawa Fundação Araporã
  • Talita Mara Catini Fundação Araporã

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i2.1513

Resumo

O presente artigo busca apresentar o resultado das reflexões metodológicas desenvolvidas pelo grupo de Educação Patrimonial da Fundação Araporã, no âmbito dos trabalhos de licenciamentos ambientais na região central do Estado de São Paulo. Ao se realizar ações educativas no âmbito dos projetos de Educação Patrimonial, temos observado que há uma lacuna nas narrativas históricas bem como no que compete aos materiais didáticos, sendo estes insuficientes para contemplar a diversidade étnica brasileira. Neste sentido, realizamos ações com o objetivo de preencher este vazio por meio de atividades lúdicas que tornam o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmicos, facilitando ao indivíduo a obtenção de conceitos e ideias sobre a temática da diversidade cultural. Serão apresentados os resultados de experiências das ações educativas desenvolvidas em escola da rede estadual de ensino no município de São Carlos (SP), que teve como eixo norteador proporcionar uma atividade diferenciada, levando o educando a refletir a história de sua cidade e região sob um novo olhar a partir da utilização do patrimônio arqueológico.

Biografia do Autor

Robson Rodrigues, Fundação Araporã

Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da UNESP-Universidade Estadual Paulista (1995), fez pós-graduação lato sensu (especialização) em Etnologia Indígena no CEPEL-Centro de Estudos e Pesquisas do Litoral da UNESP (1997), mestrado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP-Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Arqueologia no MAE-USP (2007) e pós-doutorado em Antropologia junto ao Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da FCLAr-UNESP (2011). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Etnologia Indígena e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos etnoarqueológicos em territórios indígenas, prospecção e pesquisa exploratória de sítios arqueológicos, tecnologia cerâmica, teoria arqueológica, Arqueologia Kaingang, musealização do patrimônio arqueológico e educação patrimonial. Atualmente coordena e desenvolve projetos como consultor técnico para licenciamento ambiental em Arqueologia e Educação Patrimonial, preside o Conselho Administrativo da ONG Fundação Araporã e é professor do curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Culturas e História dos Povos Indígenas da FACED-Faculdade de Educação da UFU-Universidade Federal de Uberlândia.

Dulcelaine Lopes Nishikawa, Fundação Araporã

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Ciências da Engenharia. Ambiental pela Universidade de São Paulo. Doutora em Sociologia pela Faculdade Ciências e Letras de Araraquara. Foi voluntária no Projeto Mogi-Guaçu no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada/USP. Foi coordenadora de campo no Projeto Ampliação da Rede de Distribuição de Água do Setor Lajeado e ?Ampliação da Rede Coletora de Esgotos do Setor Lajeado e Chácara Flora?. Atualmente é pesquisadora da Fundação Araporã, coordenando projetos de Educação Patrimonial e também Pesquisadora colaboradora do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA). Tem experiência na área de Sociologia, Educação Patrimonial, sociologia rural. E atua principalmente nos temas: Educação Patrimonial, Meio Ambiente, questões Agrárias, Agricultura alternativa, Sustentabilidade e Assentamento Rural.

Talita Mara Catini, Fundação Araporã

Graduação (licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Educadora da rede estadual de ensino. Experiência na área de Antropologia e Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Patrimonial, Diversidade Cultural, Temática Indígena na Escola, Etnologia Indígena e Relações Étnico-Raciais na escola. Atualmente é educadora da rede estadual de ensino de São Paulo e educadora nos projetos de licenciamento em Arqueologia e Educação Patrimonial da Fundação Araporã.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino