FUTEBOL AMERICANO E BEISEBOL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS EM DEBATE

Autores

  • Anderson Cunha Baia Universidade Federal de Viçosa
  • Roberta Barbosa Machado Universidade Federal de Viçosa
  • Iara Marina Bonifácio Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i2.1540

Resumo

O estudo trata-se de um relato de experiência a partir de uma prática pedagógica realizada pelo projeto de ensino “Esportes não tradicionais na escola”, em uma escola pública em Viçosa, MG, no segundo semestre de 2014, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. O projeto foi desenvolvido em três momentos: aprofundamento teórico; acompanhamento das aulas do professor de Educação Física da escola pelos discentes; e intervenções, com um total de 11 aulas, sendo sete referentes ao Futebol Americano e quatro ao Beisebol. Para análise dos dados, utilizamos relatorias feitas pelos bolsistas sobre as intervenções pedagógicas e avaliações efetuadas pelos alunos ao final do projeto. Ao analisarmos diferentes “situações pedagógicas”, observamos que é possível ampliar o leque de práticas corporais nas aulas de Educação Física, assim como trabalhá-las em uma perspectiva de transformação social.

Biografia do Autor

  • Anderson Cunha Baia, Universidade Federal de Viçosa

    Granduação em Educação Física - UFV

    Mestre em Educação - UFU

    Doutor em Educação - UFMG

    Professor no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa

  • Roberta Barbosa Machado, Universidade Federal de Viçosa

    Discente do Curso de Educação Física - UFV

    Bolsista PIBID/UFV

  • Iara Marina Bonifácio, Universidade Federal de Viçosa

    Discente do curso de Educação Física - UFV

    Bolsista PIBID/UFV

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Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino

Como Citar

FUTEBOL AMERICANO E BEISEBOL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS EM DEBATE. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 2, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/i&fd.v2i2.1540. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/1540. Acesso em: 17 maio. 2025.