EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v3i1.1545Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência a partir de um subprojeto interdisciplinar do PIBID. Propõe-se uma reflexão sobre a formação inicial de professores, sobre o trabalho com os temas transversais e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares na escola. O referido subprojeto tem seus trabalhos fundamentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, particularmente em seus Temas Transversais e no estudo de experiências didático-pedagógicas com os temas transversais e ou interdisciplinares. São apresentadas algumas atividades de ensino desenvolvidas com o propósito de motivar o trabalho interdisciplinar, desde a sua concepção e planejamento até a sua realização no ambiente escolar, visando fomentar a aproximação entre teoria e prática na formação de professores e na sala de aula, tanto na universidade quanto na escola. São apresentadas atividades de ensino construídas por licenciandos para o tema Pluralidade Cultural e os resultados de sua implementação, além de um balanço sobre tal experiência na formação dos licenciandos. O conhecimento dos temas transversais, especialmente do tema pluralidade cultural, o desafio de construir atividades de ensino em diálogo com outras áreas de conhecimento, revelou mudanças significativas na visão dos licenciandos e na sua abertura para o trabalho interdisciplinar em equipe, além de promover a reflexão sobre a profissão docente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index