EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NO PIBID

Autores

  • Natalia Aparecida Morato Fernandes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v3i1.1545

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência a partir de um subprojeto interdisciplinar do PIBID. Propõe-se uma reflexão sobre a formação inicial de professores, sobre o trabalho com os temas transversais e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares na escola. O referido subprojeto tem seus trabalhos fundamentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, particularmente em seus Temas Transversais e no estudo de experiências didático-pedagógicas com os temas transversais e ou interdisciplinares. São apresentadas algumas atividades de ensino desenvolvidas com o propósito de motivar o trabalho interdisciplinar, desde a sua concepção e planejamento até a sua realização no ambiente escolar, visando fomentar a aproximação entre teoria e prática na formação de professores e na sala de aula, tanto na universidade quanto na escola. São apresentadas atividades de ensino construídas por licenciandos para o tema Pluralidade Cultural e os resultados de sua implementação, além de um balanço sobre tal experiência na formação dos licenciandos. O conhecimento dos temas transversais, especialmente do tema pluralidade cultural, o desafio de construir atividades de ensino em diálogo com outras áreas de conhecimento, revelou mudanças significativas na visão dos licenciandos e na sua abertura para o trabalho interdisciplinar em equipe, além de promover a reflexão sobre a profissão docente.

Biografia do Autor

Natalia Aparecida Morato Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutora em Sociologia vinvulada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UFTM. Atua como professora nos cursos de Licenciatura, Serviço Social e Psicologia da UFTM, em disciplinas da área de Ciências Sociais, e em projetos de pesquisa e extensão com as temáticas formação de professores, políticas educacionais e práticas de ensino interdiscipnares.

Downloads

Publicado

2017-01-24

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino