RODA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE CURTAS – METRAGENS

Autores

  • Isabella Rocha Dirceu de Castro
  • Gabriela Lima Santana uftm
  • Naira Rocha Pithan uftm
  • Vera Lúcia Bonfim Tiburzio uftm

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1651

Resumo

A leitura é o pontapé inicial para se criar bons textos. Através dela é possível aperfeiçoar a escrita, conhecer palavras novas e, principalmente, ter uma base para boas ideias. Recursos audiovisuais, quando utilizados na educação, são eficientes para estimular o desenvolvimento de indivíduos críticos, objetivo fundamental do ensino de Ciências. Através dos Programas Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e Neca (Núcleo Experimental de Cinema e Animação), alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Frederico Peiró (Uberaba/MG/Brasil) foram instigados por licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) a produzirem histórias para se transformarem em roteiros de curtas-metragens com temas relacionados às Ciências. As atividades foram feitas no decorrer de um semestre. O primeiro passo foi dividir os alunos em grupos, sendo que cada licenciando ficou responsável por orientar um deles. O segundo passo foi decidir quais seriam os tema dos curtas e a partir disso iniciar as rodas de leitura e discussão de textos de divulgação científica realizadas em encontros semanais. No terceiro passo os alunos redigiram os roteiros, atuaram e participaram das filmagens e edição dos curtas. O último passo foi a exibição dos curtas para a comunidade escolar e universitária em uma mostra de cinema organizada pela equipe do Pibid.

Biografia do Autor

Isabella Rocha Dirceu de Castro

uftm

Gabriela Lima Santana, uftm

uftm

Naira Rocha Pithan, uftm

uftm

Vera Lúcia Bonfim Tiburzio, uftm

uftm 

Downloads