RODA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE CURTAS – METRAGENS

Autores

  • Isabella Rocha Dirceu de Castro
  • Gabriela Lima Santana uftm
  • Naira Rocha Pithan uftm
  • Vera Lúcia Bonfim Tiburzio uftm

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1651

Resumo

A leitura é o pontapé inicial para se criar bons textos. Através dela é possível aperfeiçoar a escrita, conhecer palavras novas e, principalmente, ter uma base para boas ideias. Recursos audiovisuais, quando utilizados na educação, são eficientes para estimular o desenvolvimento de indivíduos críticos, objetivo fundamental do ensino de Ciências. Através dos Programas Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e Neca (Núcleo Experimental de Cinema e Animação), alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Frederico Peiró (Uberaba/MG/Brasil) foram instigados por licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) a produzirem histórias para se transformarem em roteiros de curtas-metragens com temas relacionados às Ciências. As atividades foram feitas no decorrer de um semestre. O primeiro passo foi dividir os alunos em grupos, sendo que cada licenciando ficou responsável por orientar um deles. O segundo passo foi decidir quais seriam os tema dos curtas e a partir disso iniciar as rodas de leitura e discussão de textos de divulgação científica realizadas em encontros semanais. No terceiro passo os alunos redigiram os roteiros, atuaram e participaram das filmagens e edição dos curtas. O último passo foi a exibição dos curtas para a comunidade escolar e universitária em uma mostra de cinema organizada pela equipe do Pibid.

Biografia do Autor

  • Isabella Rocha Dirceu de Castro
    uftm
  • Gabriela Lima Santana, uftm
    uftm
  • Naira Rocha Pithan, uftm
    uftm
  • Vera Lúcia Bonfim Tiburzio, uftm
    uftm 

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Como Citar

RODA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE CURTAS – METRAGENS. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 2, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/i&fd.v2i1.1651. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/1651. Acesso em: 5 dez. 2025.