"DIGA NÃO AO BULLYING" - UMA CAMPANHA EM CINCO GÊNEROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v3i1.1834

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar as impressões observadas durante a realização de uma “campanha institucional” desenvolvida com alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Ribeirão Preto – SP, cujo propósito consistiu em desenvolver algumas atividades linguísticas baseadas em uma concepção interacionista e dialógica de linguagem. Partindo da observação de práticas de bullying frequentemente ocorridas na referida escola, resolvemos abordar essa temática com o a expectativa de revertermos algumas situações presentes nos relacionamentos dos alunos que de certa forma estavam desfavorecendo um convívio saudável na unidade escolar. Procuramos então convergir uma situação da vida real a atividades linguísticas que pautassem primordialmente o uso da língua em seu real funcionamento. Para isso, no desenvolvimento das atividades, foram elencados alguns gêneros textuais e discursivos que serviram para evidenciar o quanto os resultados podem ser profícuos quando o professor de língua portuguesa opte em suas aulas pelo uso de estratégias que mostrem as várias possibilidades que a língua oferece, por ser ela um instrumento heterogêneo, flexível e funcional.

Palavras-chave: ensino; gêneros textuais; língua; interacionista; dialógica.

Biografia do Autor

Washington Luís Barba, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO

Mestrado profissional em Letras - Área de concentração: Linguagens e Letramentos

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Publicado

2017-01-24

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino