"DIGA NÃO AO BULLYING" - UMA CAMPANHA EM CINCO GÊNEROS
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v3i1.1834Resumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar as impressões observadas durante a realização de uma “campanha institucional” desenvolvida com alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Ribeirão Preto – SP, cujo propósito consistiu em desenvolver algumas atividades linguísticas baseadas em uma concepção interacionista e dialógica de linguagem. Partindo da observação de práticas de bullying frequentemente ocorridas na referida escola, resolvemos abordar essa temática com o a expectativa de revertermos algumas situações presentes nos relacionamentos dos alunos que de certa forma estavam desfavorecendo um convívio saudável na unidade escolar. Procuramos então convergir uma situação da vida real a atividades linguísticas que pautassem primordialmente o uso da língua em seu real funcionamento. Para isso, no desenvolvimento das atividades, foram elencados alguns gêneros textuais e discursivos que serviram para evidenciar o quanto os resultados podem ser profícuos quando o professor de língua portuguesa opte em suas aulas pelo uso de estratégias que mostrem as várias possibilidades que a língua oferece, por ser ela um instrumento heterogêneo, flexível e funcional.
Palavras-chave: ensino; gêneros textuais; língua; interacionista; dialógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index