FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO FORMADOR DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v3i2.1855Resumo
Estudo com o objetivo de analisar a formação para o desenvolvimento do formador de professores, tendo a teoria histórico-cultural como aporte teórico. O procedimento teórico-metodológico utilizado foi a intervenção didático-formativa compreendida como processo de investigação-formação coletiva que intervém no âmbito do ensino com o desenvolvimento de ações interdependentes e simultâneas de formação, planejamento e implementação de atividades de ensino e estudo. Na intervenção foram utilizados, de forma combinada, questionários, entrevistas, observação de aulas, análise de documentos e encontros formativos. As análises permitiram concluir que o processo formativo não pode ficar limitado às abstrações teóricas. A docência se materializa no confronto com problemas e necessidades reais do âmbito do ensino, o que implica em entender que a formação deve oportunizar a construção de conceitos que ajudem no encaminhamento desses problemas. A práxis se constitui na vivência da teoria, na criação de possibilidades didáticas nela fundadas, compreendendo esse movimento como constituidor também da formação. Portanto, a vivência da teoria deve ser intencional, parte de todo o processo formativo.
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