LEITURA, ESCRITA E REESCRITA A ANÁLISE LINGUÍSTICA E A PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v3i1.1942Resumo
Descrevo, neste artigo, uma atividade de escrita e reescrita textual, sob o gênero fábula, proposta a um sexto, iniciada a partir da leitura de narrativas presentes no livro “Fábulas de Esopo” e no material didático “Aprende Brasil” (Editora Positivo) e desenvolvida pelo viés da Análise Linguística (AL), ancorada nas teorias de Geraldi (2013) e de Mendonça (2006).
O foco, no processo de correção textual, foi alterado da análise pura dos aspectos gramaticais e estruturais, contemplando também os usos da língua. Durante a atividade, busquei ressaltar a importância dos adjetivos e advérbios na composição do sentido da narrativa: caracterização das personagens, indeterminação do tempo e condução ao desfecho e moral, representada, na proposta, por um provérbio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index