INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS: DO ORALISMO Á PROPOSTA BILÍNGUE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Márcia Cristina Florencio Fernandes Moret UNIR - Universidade Federal de Rondônia
  • João Guilherme Rogrigues Mendonça UNIR - Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.1981

Resumo

O ensino da língua portuguesa faz parte do currículo escolar regular e seu domínio estabelece uma relação com a sociedade, constituída pela maioria de ouvintes. Nesse ponto existe a preocupação da educação dos surdos, que estão concluindo o ensino médio sem saber ler e/ou produzir na língua portuguesa. Essa problemática afeta o desenvolvimento social desses sujeitos, uma vez que a língua portuguesa é sua segunda língua e LIBRAS sua língua materna. Esse conflito mostra que o aluno surdo é incluído nas escolas regulares, mas sem o direito a uma educação bilíngue, que dispõe o ensino e uso da LIBRAS nas aulas. Essa pesquisa de cunho bibliográfico tem como objetivo mostrar a eficácia da proposta bilíngue no processo de alfabetização dos surdos e proporcionar mais oportunidades e qualidade no processo educacional, uma vez que o oralismo e o bimodalismo/comunicação total não foram capazes de sanar a problemática quanto à alfabetização.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Florencio Fernandes Moret, UNIR - Universidade Federal de Rondônia

Membra do grupo de pesquisa EDUCA da Universidade Federal de Rondônia - UNIR ; Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR, Especialista em Tradução e Interpretação da LIBRAS  pela Faculdade Santo André – FASA e Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, Licenciada em Pedagogia – Habilitação em Magistério das Séries Iniciais e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação de Jaru – UNICENTRO. Tradutora Intérprete de Linguagem de Sinais do Instituto Federal de Educação Ciência  e Tecnologia –IFRO. E-mail: marcia.moret@ifro.edu.br. Currículo disponível na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0061145463575427.

João Guilherme Rogrigues Mendonça, UNIR - Universidade Federal de Rondônia

Orientador: Pós-doutorando em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara (UNESP). Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especialista em Gestão Escolar e Psicomotricidade. Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de Volta Redonda e em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua há mais de 26 anos no Ensino Superior na Universidade Federal de Rondônia em atividades ligadas á docência nos Cursos de Graduação em Educação Física, Psicologia e Pedagogia. Atualmente é docente no Mestrado Profissional em Educação Escolar e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil/UNIR. Membro do Grupo de estudos do desenvolvimento e da cultura corporal - UNIR e do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX) – UNESP. E-mail: jgrmendonca@bol.com.br. Currículo disponível da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4283910757526854.

Downloads

Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino