NOTAS SOBRE A CONCEPÇÃO, PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2042Resumo
Neste artigo, apresentamos um itinerário histórico da concepção, produção e distribuição do livro didático de língua portuguesa no cenário educacional, político e econômico do Brasil. Ademais, discutimos a relação dos autores e editoras com as diretrizes políticas do Ministério da Educação (MEC) e apresentamos uma análise dos conteúdos curriculares presentes no livro didático do Ensino Médio a partir da compreensão histórica e política da elaboração de materiais didáticos no país. Nosso aporte teórico traz na sua esteira contribuições de Freitag et al (1989); Oliveira et al (1984); Batista (2003) e Bunzen (2005). A metodologia utilizada que norteou a pesquisa, da qual as reflexões que se seguem são apenas um recorte de um todo muito maior que o apresentado aqui, é qualitativa e denominada Análise de Conteúdo.Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index