EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, INTERCULTURALIDADE E COMPLEXIDADE: QUESTÕES PARA A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2106Resumo
Este artigo propõe um estudo teórico (VILAÇA, 2010) com o objetivo de articular educação das relações étnico-raciais, interculturalidade crítica e complexidade como pressupostos para repensar a docência e a educação escolar. A emergência da questão das relações étnico-raciais na educação (BRASIL, 2004) tem levado a pensar em outros caminhos e referências. A interculturalidade crítica (WALSH, 2011) emerge então como perspectiva potente para romper as amarras da colonialidade e abrir a educação às diferenças. O pensar complexo (MORIN, 2015) pode ser articulado neste sentido com vistas a romper uma abertura paradigmática que valorize fundamentalmente a diversidade. Consideramos que a articulação destes referenciais pode auxiliar a reconfigurar a formação docente e a docência a fim de elaborar uma educação comprometida com o futuro solidário da humanidade (SUANNO, 2016).Downloads
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