PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS: PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Karla Priscila Schreiber Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Mauren Porciúncula Moreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2108

Resumo

O presente artigo objetiva expor a investigação acerca das percepções de futuros professores de Matemática em relação a estratégia pedagógica de Projetos de Aprendizagem na abordagem de conceitos estatísticos. Para tanto, por meio da Análise de Conteúdo de relatos de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados em uma disciplina introdutória de Estatística, foi realizado um estudo de caso. As análises indicaram que os estudantes perceberam ser satisfatório a inserção dos Projetos de Aprendizagem, bem como destacaram a importância dessa atividade na formação docente e na contextualização dos conceitos estatísticos. Ademais, a didática da atividade e o trabalho em grupo foram aspectos que emergiram nos relatos. Em relação às dificuldades, os relatos apontaram a apresentação do trabalho aos colegas, como sendo uma fragilidade dos sujeitos. A partir dessas análises, compreendemos que os Projetos de Aprendizagem podem contribuir na formação dos professores de Matemática para ensinar Estatística, além de proporcionarem o trabalho em grupo e a aprendizagem dos conceitos.

Biografia do Autor

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Candido Mendes (2017). Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015). Integrante do grupo de pesquisa EduEst - Grupo de Pesquisa em Educação Estatística da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora de Matemática do Ensino Fundamental para a rede privada.

Mauren Porciúncula Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Informática na Educação. Professora de Estatística do Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (mauren@furg.br).

Downloads

Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino