PELA VOZ DO DIABO: UM NOVO EVANGELHO

Autores

  • Iasmim Santos Ferreira Universidade Federal de Sergipe
  • Jacqueline Ramos Departamento de Letras - Universidade Federal de Sergipe (DLI/UFS)

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2109

Resumo

O estudo analítico dos aspectos cômicos em crônicas machadianas aponta para o uso da comicidade com vistas à revelação de aspectos recalcados, ao desate de perspectivas estereotipadas e ao afloramento de novas. Para tanto, o autor faz uso do absurdo, da sátira, da ironia e da paródia, recursos de linguagem que fazem parte das reflexões de Bergson (2007), Freud (1977) e Jolles (1976) acerca da funcionalidade do cômico. Norteou também nosso trabalho, o estudo de Sá Rego (1989) acerca da sátira menipéia e a tradição luciânica em Memórias Póstumas de Brás Cubas, assim como o de Sônia Brayner (1982) que se ocupa das crônicas machadianas. Selecionamos para análise a crônica “O Sermão do Diabo”, paródia do Sermão da Montanha pregado por Cristo. Machado satiriza as convenções religiosas e demonstra no evangelho do diabo conselhos para ser um malandro, e assim, um bem-aventurado. Ressalta-se a presença da tradição luciânica nos escritos machadianos. Em suma, o cronista visa os aspectos cômicos para fins reveladores de valores socialmente ocultados.

Biografia do Autor

Iasmim Santos Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Letras/Português pela Universidade Federal de Sergipe, campus Profº Alberto Carvalho. Voluntária no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), desde 2014, com a pesquisa intitulada: Personagens cômicas na literatura brasileira do século XX, debruçando-se sobre o estudo de personagens típicas da comédia, em especial o bobo e o inocente; também se dedicou ao estudo da crônica enquanto gênero literário e os aspectos de comicidade na obra machadiana sob orientação da Profa. Dra. Jacqueline Ramos (DLI/UFS). Atualmente estuda a crítica sobre a comédia grega entre os romanos por Horácio, Cícero e Dioniso de Halicarnasso sob orientação da Profa. Dra. Luciene Lages (DLI/UFS). Bem como, contribui diretamente com o blog linguadinamica.wordpress.com, vinculado ao PIBIX, que tem por objetivo a articulação da pesquisa, extensão e ensino nas áreas de língua e literaturas de expressão portuguesa.

Jacqueline Ramos, Departamento de Letras - Universidade Federal de Sergipe (DLI/UFS)

Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (1991); mestrado em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em teoria literária também na Universidade de São Paulo (2007). Atua no magistério desde 1986, a partir de 1994 no magistério superior na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Sergipe, atuando principalmente nos seguintes temas: a poética em Guimarães Rosa, a presença da comicidade na literatura brasileira, relações entre filosofia e literatura.

Downloads

Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino