PELA VOZ DO DIABO: UM NOVO EVANGELHO
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2109Resumo
O estudo analítico dos aspectos cômicos em crônicas machadianas aponta para o uso da comicidade com vistas à revelação de aspectos recalcados, ao desate de perspectivas estereotipadas e ao afloramento de novas. Para tanto, o autor faz uso do absurdo, da sátira, da ironia e da paródia, recursos de linguagem que fazem parte das reflexões de Bergson (2007), Freud (1977) e Jolles (1976) acerca da funcionalidade do cômico. Norteou também nosso trabalho, o estudo de Sá Rego (1989) acerca da sátira menipéia e a tradição luciânica em Memórias Póstumas de Brás Cubas, assim como o de Sônia Brayner (1982) que se ocupa das crônicas machadianas. Selecionamos para análise a crônica “O Sermão do Diabo”, paródia do Sermão da Montanha pregado por Cristo. Machado satiriza as convenções religiosas e demonstra no evangelho do diabo conselhos para ser um malandro, e assim, um bem-aventurado. Ressalta-se a presença da tradição luciânica nos escritos machadianos. Em suma, o cronista visa os aspectos cômicos para fins reveladores de valores socialmente ocultados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index