LICENCIATURAS: DISCUSSÃO TEÓRICO-CONCEITUAL SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Aline Souza da Luz Universidade Federal de Pelotas.
  • Aline Quandt Klug Universidade Federal de Pelotas.
  • Maria das Graças C. da S. M. G. Pinto Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2112

Resumo

O estudo apresenta uma discussão teórico-conceitual sobre a formação inicial de professores, aqui entendida como aquela realizada em Cursos de Licenciatura. Trata-se de um estudo teórico realizado através da pesquisa bibliográfica da literatura especializada. São objetivos desse estudo: identificar e analisar as concepções e racionalidades que marcam a compreensão do processo de formação de professores, bem como os modelos de formação decorrentes dessas racionalidades e concepções. Para o desenvolvimento da reflexão proposta, a interlocução teórica se dará com autores, tais como: Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004); Gatti (2010); Veiga, Viana (2012); Diniz-Pereira (2000, 2011, 2014), Saviani (2009), Cunha (2013). A reflexão teórica sustentada por investigação produzida a partir da realidade brasileira sobre os fundamentos do processo de formação de professores nos cursos de Licenciaturas é necessária e importante, pois nega a superficialidade das análises ou mesmo a simples descrição de tarefas, com que, por vezes, tem sido tomada a formação de professores. Ademais, tais estudos contribuem para identificar quais processos e fundamentos da formação de professores são mais efetivos no contexto atual da educação brasileira. As implicações da ausência de pesquisas sobre essa questão limitam a construção de argumentos e conhecimentos consistentes sobre a Formação de Professores. 

Biografia do Autor

Aline Souza da Luz, Universidade Federal de Pelotas.

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Aline Quandt Klug, Universidade Federal de Pelotas.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - PPGE -UFPEL.Grupo de Pesquisa Pedagogia Universitária e Formação de Professores.

Maria das Graças C. da S. M. G. Pinto, Universidade Federal de Pelotas.

Doutora. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - PPGE -UFPEL. Coordenadora do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Estágio e Formação de Professores – GEPEFOP.

Downloads

Publicado

2018-01-31