POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS SURDAS USUÁRIAS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS DO PERÍODO PREPARATÓRIO, DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2119Resumo
Este artigo consiste da análise das atividades aplicadas e realizadas no período de estágio para finalização do curso de Pedagogia. A partir da visualização das atividades propostas aos alunos do Período Preparatório de uma escola particular de Palhoça – SC, utilizou-se o método de análise de conteúdo. A abordagem girou em torno da fragilidade das atividades propostas às crianças, caso essas professoras recebessem alunos surdos usuários de Libras. Atualmente, a presença de crianças surdas é uma possibilidade e, pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB, Lei 9394/1996), as crianças precisam ser aceitas e que a escola se adapte a elas. A partir da análise das atividades e das práticas dispostas, percebeu-se que algumas alterações são necessárias, principalmente no que tange a língua e maneira fonética oral no qual todas as atividades são centradas. Neste artigo, o objetivo é mostrar que as crianças surdas são capazes de realizar atividades escolares se forem pensadas pedagogicamente para elas, e que, para aplicá-las, os professores precisam de capacitação adequada às diferenças culturais e linguísticas dos surdos. Ressalta-se a importância de classes bilíngues nas séries iniciais de crianças surdas, permitindo que obtenham aquisição de língua, letramento e alfabetização em sua língua materna.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index