Formação docente queer em Cocalinho-MT: um estudo crítico do discurso

Autores

  • Márcio Evaristo Beltrão Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Maria de Barros Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2122

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o curso “Diversidades e opressões no contexto escolar”, desenvolvido na Escola Estadual Getúlio Vargas (Cocalinho-MT), em 2015. O curso teve como objetivo proporcionar reflexões e problematizações às/aos docentes dessa instituição sobre as formas de preconceito no ambiente escolar, tendo como foco a LGBTfobia. Durante o curso, foi possível observar desestabilizações nas instâncias discursivas das/os professores cursistas, principalmente em relação aos posicionamentos prévios delas/es sobre a homossexualidade. Como forma de elucidar essa constatação, são analisados neste artigo dois enunciados de um professor cursista, buscando compreender o significado representacional de seu discurso, por meio da categoria analítica interdiscursividade (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados apontam que o curso ministrado contribuiu para a desestabilização de traços ideológicos em seus enunciados que contribuem para o fortalecimento da LGBTfobia. Por meio dessa experiência, observa-se a importância e necessidade de cursos sobre questões de gênero e sexualidade na formação docente para que pensamentos e posicionamentos legitimados que possam contribuir para práticas opressoras sejam refletidos criticamente, contribuindo para um exercício docente mais humano e igualitário. 

Biografia do Autor

Márcio Evaristo Beltrão, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT), sob orientação da Profa. Dra. Solange Maria de Barros. É mestre em Estudos de Linguagem - Área de concentração: Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Mato Grosso. É especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Línguas, pela Faculdade Araguaia de Goiânia-GO (2013) e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura de Goiânia-GO (2012). Possui graduação em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara (2008) e em Letras Espanhol pela UAB/PARFOR/UFMT, Campus de Rondonópolis-MT (2014). Participa do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq Formação crítica de educadores de línguas, análise crítica do discurso e realismo crítico. Atualmente, é professor efetivo de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Formação crítica de professores/as de línguas estrangeiras; Gênero e Sexualidade no ensino de LE; Análise Crítica do Discurso.

Solange Maria de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Solange M. Barros assinava Solange M. B. Papa até 2008. Pós-doutorado no Instituto de Educação - IOE (Universidade de Londres), sob a supervisão de Roy Bhaskar (2012-2013). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005). Fez estudos doutorais livres na Universidade de Lancaster (Inglaterra), sob a supervisão de Norman Fairclough (2002-2003). Docente aposentada da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre suas publicações estão os livros: Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso (Barros, S. M. Pontes Editora, 2015); Formação crítica de educadores de línguas: desejos e possibilidades (Barros, S. M. & Assis-Peterson, A.A. Pedro & João Editores: São Carlos, 2010); Prática pedagógica emancipatória: o professor reflexivo em processo de mudança (Papa, S. M. B. Pedro & João Editores: São Carlos, 2008). Atua como pesquisadora na área de formação crítica de professores, análise crítica do discurso e realismo crítico. É membro do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (CNPq), da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza Extrema (REDLAD). Membro do Conselho Consultivo da Revista Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language in Society), do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/UnB). Presidente do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), biênio (2012-2014). Membro do conselho editorial do International Journal of Humanities and Cultural Studies (IJHCS).

Downloads

Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino