Formação docente queer em Cocalinho-MT: um estudo crítico do discurso
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2122Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o curso “Diversidades e opressões no contexto escolar”, desenvolvido na Escola Estadual Getúlio Vargas (Cocalinho-MT), em 2015. O curso teve como objetivo proporcionar reflexões e problematizações às/aos docentes dessa instituição sobre as formas de preconceito no ambiente escolar, tendo como foco a LGBTfobia. Durante o curso, foi possível observar desestabilizações nas instâncias discursivas das/os professores cursistas, principalmente em relação aos posicionamentos prévios delas/es sobre a homossexualidade. Como forma de elucidar essa constatação, são analisados neste artigo dois enunciados de um professor cursista, buscando compreender o significado representacional de seu discurso, por meio da categoria analítica interdiscursividade (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados apontam que o curso ministrado contribuiu para a desestabilização de traços ideológicos em seus enunciados que contribuem para o fortalecimento da LGBTfobia. Por meio dessa experiência, observa-se a importância e necessidade de cursos sobre questões de gênero e sexualidade na formação docente para que pensamentos e posicionamentos legitimados que possam contribuir para práticas opressoras sejam refletidos criticamente, contribuindo para um exercício docente mais humano e igualitário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index