A Educação e a cultura da alimentação na sociedade do Consumo.

Autores

  • Renato Domingues Diniz Centro Internacional Universitário- Uninter

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2179

Resumo

A Educação e a cultura da alimentação na sociedade do Consumo.


Resumo: Este artigo pretende mostrar os resultados de uma pesquisa de mestrado em Ciências sociais que abordou a forma como crianças de 7 a 10 anos se constituem em consumidores. As análises foram realizadas a partir de dados indiciários coletados a partir de entrevistas com oito famílias da na cidade de Uberaba – MG. A partir dos hábitos alimentares dessas famílias e desta forma, procurei realizar uma reflexão sobre a relação entre o consumo propriamente dito de muitas as necessidades baseadas nos desejos de pais e filhos. Para tanto, usei as perspectivas teóricas de Bauman (2008) e Bourdieu (2008) no sentido de estabelecer uma relação entre consumo de alimentos e suas relações com a sociedade do consumo e as práticas educativas formais. 

Biografia do Autor

  • Renato Domingues Diniz, Centro Internacional Universitário- Uninter
    Bacharel em Administração de Empresas. Especialização em Sociologia. Mestrado em Ciências Sociais e atualmente, licenciando em Filosofia.

Downloads

Publicado

2017-08-07

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino

Como Citar

A Educação e a cultura da alimentação na sociedade do Consumo. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.18554/i&fd.v4i1.2179. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/2179. Acesso em: 5 dez. 2025.