ENLACES DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA À PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). http://orcid.org/0000-0003-1815-4457
  • Shirlei Alexandra Fetter Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2198

Resumo

Este artigo apresenta estudo de investigação realizado com oito estudantes concluintes do curso de História e Pedagogia que participaram, como bolsistas, do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e como bolsistas de iniciação à Pesquisa. O objetivo foi identificar suas percepções acerca das aprendizagens práticas desenvolvidas pela iniciação a docência e a pesquisa. Em consequência, o desenvolvimento sobre as percepções se apresentam por depoimentos revelados pelos estudantes sobre suas práticas alicerçadas ao conhecimento. Durante a análise percebeu-se que as colocações estão voltadas as reflexões sobre as quais potencializam suas atividades de ação docente e consequentemente a interação com a pesquisa cientifica.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Daniel Luciano Gevehr é doutor em história (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em história (2000) e mestrado em história (2003) pela mesma Universidade. Autor da Tese Pelos Caminhos de Jacobina: memórias e sentimentos (res)significados, aprovada com grau máximo pela banca examinadora. É Professor Titular, nível II do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), onde atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e tem orientado dissertações de mestrado nessa área de investigação. Atua, ainda, como Professor Adjunto e Coordenador dos Cursos de História e de Geografia no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). É Coordenador Institucional do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES-ISEI). Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, da produção dos espaços urbanos, das representações e da produção de narrativas visuais em espaços museológicos associados à imigração alemã no sul do Brasil. Tem experiência na área de História, Patrimônio e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil e do Rio Grande do Sul, Movimento Mucker, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Processos de Produção dos Espaços Urbanos, Ensino de História, Memória, Gênero e Processos identitários.

Shirlei Alexandra Fetter, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, Bolsista Capes (2016 - 2018). Tutora a Distância Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional Pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora na Rede Municipal de Parobé, em Regime Efetivo de 2013 até o momento. Experiência na área de Educação-Ensino Fundamental - anos iniciais. Experiência em Orientação Educacional Pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS (2014 - 2015). Possui graduação em Pedagogia Pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2012). Especialização em Gestão Educacional, com ênfase em Orientação e Supervisão Pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2014). Especialização em Mídias na Educação-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL (2015). Curso de Aperfeiçoamento de  Professores para Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva-Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015).

Downloads

Publicado

2018-01-31