REFLEXÕES DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO SOBRE O TRABALHO COM PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO NOTURNO

Autores

  • Aline Rubiane Arnemann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2244

Resumo

 

Resumo: Este artigo objetiva compartilhar uma prática docente, desenvolvida, em situação de estágio, com produção textual, no gênero autobiografia e apresentar reflexões decorrentes dessa experiência, a qual foi realizada com uma turma de terceiro ano de Ensino Médio noturno pertencente a uma escola da rede pública estadual da cidade de Santa Maria – RS entre os meses de junho a dezembro de 2013. Para embasar teoricamente essa prática, buscamos aporte na perspectiva sociointeracionista de ensino, representada por Vygotsky (1991) e em Cosson (2011) no que tange ao gênero autobiografia. Quanto ao tratamento metodológico, utilizamos a metodologia dialética, segundo Vasconcellos (1992), além de trabalharmos com a proposta de sequências didáticas de Dolz e Schneuwly (2004) para sistematizarmos as atividades desenvolvidas em sala de aula. A realização dessa prática provocou-nos, enquanto professora em formação, alguns questionamentos e reflexões, referentes a aspectos que necessitam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, quais sejam: o público que frequenta a escola no turno da noite, seus objetivos de estudo e de trabalho, práticas docentes, horário reduzido no turno da noite e a construção da identidade desses estudantes por meio do trabalho com o gênero autobiografia.

Biografia do Autor

Aline Rubiane Arnemann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos - Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2018-01-31