O conceito de medicalização no discurso de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2246Resumo
O artigo reúne resultados de pesquisa qualitativa realizada em município do estado de Minas Gerais, sobre as relações entre a Educação e a Psicologia no discurso de profissionais da educação básica pública. O problema refere-se à inserção de novos profissionais na rede pública de educação (assistentes sociais e psicólogos) e os dados são provenientes de entrevistas com professores efetivos na rede pública, estadual e municipal. Foram estimuladas reflexão e expressão sobre: a importância da Psicologia no contexto escolar e as possíveis ações pelas quais o psicólogo se responsabilizaria. As análises foram sustentadas com base em referenciais sobre Formação de Professores, Psicologia Escolar e Educacional e Medicalização. Os resultados permitem comprovar a deslegitimação sentida pelo professor, a visão mágica de Psicologia que apresentam, bem como a importância que têm as demandas afetivas e emocionais desses profissionais. Com relação ao profissional psicólogo, não é clara a ação prática atribuída a ele pelos professores, apesar de serem nítidas as referências a ampliação da visão, esclarecimentos das coisas e respaldo para as coisas psicológicas.Downloads
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