REPETIÇÃO, PESSOALIDADE E MARCAS DA ORALIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS

Autores

  • Leandro de Paula Liberato Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Amedis Germano dos Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2251

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal a reflexão sobre elementos que, em grande parte, sobrecarregam o texto escrito tornando-o alvo de críticas e notas abaixo da expectativa de professores e seus discentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho investigativo que se configurou mediante aplicação de uma proposta de redação para turmas ingressadas no ano de 2015 em uma instituição de ensino, localizada na cidade de Araçuaí, em Minas Gerais. A investigação foi realizada com discentes da primeira série do ensino técnico-integrado e do primeiro período do curso superior de Bacharelado em Administração. Utilizou-se um corpus de 100 (cem) redações e através da análise quantitativa dos dados obtidos pôde-se observar em que proporção a repetição, a pessoalidade e as marcas da oralidade estiveram presentes nos textos dos estudantes.

Biografia do Autor

Leandro de Paula Liberato, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestrando em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri / UFVJM-MG. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa / UFV-MG (2010). Pós-graduado (especialização) em Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes / UCAM (2012). Atualmente, professor efetivo EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Teófilo Otoni.

Amedis Germano dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2005). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2000). Atualmente Professor Adjunto II do Instituto de Ciências, Engenharia e Tecnologia (ICET), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM – Campus Mucuri (Teófilo Otoni/MG). Professor de Noções Gerais de Direito e, de Sociologia e Antropologia da Ciências do BC&T da UFVJM, e Prof. do Mestrado Profissional em Gestão de Instituições Educacionais da UFVJM – Campus JK , Diamantina (2013 - Atual).Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública e Gestão Social  da UFVJM - Campus Mucuri (2016 - Atual) .Pós-Graduado em Análise Ambiental e Gerenciamento de Recursos Naturais (UFMG – 1996). Pós-Graduado em Geografia Física (UNEC – 1997). Pós-Graduando em Direito Tributário (Faculdade Damásio SP – 2016).  Graduado Bel. em Ciências Políticas e Sociais (Fundação  Escola de Sociologia e Política de São Paulo – 1984). Meteorologista pela FAB (1978). Graduado Bel. em Direito pela Faculdades Doctum (2013). Especialização em Formulação de Políticas Sociais para os Municípios (IBAM RJ – 1988). Prof.  do  Doctorado en Psicología da Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (2007/2008). Prof. do Mestrado Profissional em Meio Ambiente e Sustentabilidade (FUNEC – 2005/2010). Prof. do  Mestrado Acadêmico em Educação e Linguagem (FUNEC – 2008/2010). Prof. do  Mestrado Acadêmico em Saúde e Reabilitação (Funec – 2006/2010). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Funec (2003/2006). Coordenador da Funec Editora (2005-2008). Membro da Comissão de Auditoria Interna da Funec (2007-2008). Consultor Ad hoc de Iniciação Científica da Universidade de Fortaleza. Consultor Ad hoc Funadesp – Brasília/DF. Consultor Ad hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect  – Campo Grande/MS).

Downloads

Publicado

2018-01-31