A NARRATIVA NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE DO EDUCADOR EM CRECHE

Autores

  • Isabel Simões Dias Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portugal) http://orcid.org/0000-0001-5522-3760
  • Sónia Correia Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2375

Resumo

Este estudo dá a conhecer uma proposta de supervisão pedagógica sustentada na narrativa (pré)profissional e visa discutir a ação educativa do Educador Infantil em Creche. Recorrendo-se a uma metodologia qualitativa, analisaram-se oito reflexões individuais elaboradas por quatro estudantes que estavam a realizar a Prática de Ensino Supervisionada com crianças entre os 12/24 meses, no ano letivo 2013/2014, em Leiria/Portugal. Os resultados revelaram a especificidade de cada estudante/contexto formativo na elaboração das suas narrativas e um enfoque em propostas e experiências educativas. Instigam o questionamento sobre o desenvolvimento profissional, sobre a ação educativa com crianças pequenas numa perspetiva de curriculum integrador, podendo despertar novas reflexões no âmbito da supervisão pedagógica.

Biografia do Autor

Isabel Simões Dias, Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portugal)

Docente do Departamento de Comunicação, Educação e Psicologia da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) -Portugal

Membro integrado do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) - Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)

Membro integrado do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação/Grupo Projeto Creche (IPL/ESECS/NIDE/GPC) -Portugal

Sónia Correia, Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Docente do Departamento de Comunicação, Educação e Psicologia da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)

Membro do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação/Grupo Projeto Creche (IPL/ESECS/NIDE/GPC) - Portugal

Downloads

Publicado

2018-01-31