A NARRATIVA NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE DO EDUCADOR EM CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2375Resumo
Este estudo dá a conhecer uma proposta de supervisão pedagógica sustentada na narrativa (pré)profissional e visa discutir a ação educativa do Educador Infantil em Creche. Recorrendo-se a uma metodologia qualitativa, analisaram-se oito reflexões individuais elaboradas por quatro estudantes que estavam a realizar a Prática de Ensino Supervisionada com crianças entre os 12/24 meses, no ano letivo 2013/2014, em Leiria/Portugal. Os resultados revelaram a especificidade de cada estudante/contexto formativo na elaboração das suas narrativas e um enfoque em propostas e experiências educativas. Instigam o questionamento sobre o desenvolvimento profissional, sobre a ação educativa com crianças pequenas numa perspetiva de curriculum integrador, podendo despertar novas reflexões no âmbito da supervisão pedagógica.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index