A ESCRITA NARRATIVA NO PENSAR E DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE O ESTUDO DAS SOLUÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.2747Palavras-chave:
Trabalho Coletivo, Escrita Narrativa, Ensino de QuímicaResumo
O desenvolvimento da escrita narrativa, da leitura e da experimentação potencializa o construir e (re)significar a linguagem científica no ensino de Química. Nesse sentido, apresenta-se uma atividade centrada nos processos investigativos frente a temática soluções. A leitura de uma narrativa sobre o uso de sucos artificiais em pó foi realizada na sala de aula, como convite aos estudantes a investigar os diferentes tipos de soluções (saturada, saturada com precipitado e insaturada) e construir sua narrativa englobando as aulas e discussões realizadas. A proposta foi desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Médio da rede pública da cidade de Rio Grande - RS, e, planejada coletivamente nos encontros formativos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Química, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Entende-se que o uso de outras linguagens, como a narrativa, promove no ensino de Química o desejo de investigar a situação narrada, nas quais foram reunidas, e, utilizadas como material empírico de pesquisa, com a reflexão dos docentes e futuros docentes, bem como, a percepção dos estudantes sobre a prática pedagógica desenvolvida. Neste movimento de pesquisa-ação, as narrativas foram unitarizadas, categorizadas e discutidas pela criação de metatextos.Referências
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