PERCURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO EM UM CURSO DE LETRAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.2903Palavras-chave:
Formação, Linguagem, Educadores do Campo.Resumo
Neste trabalho nos dedicamos a descrever e a analisar o percurso de formação de educadores do campo em um curso de Letras, no qual convergem metodologias de formação e investigação das práticas desencadeadas no interior do curso, enquanto elementos problematizadores e geradores de objetos que retornam ao próprio percurso de formação. Trata-se de captar o processo de construção e desenvolvimento do curso, evidenciando o modo como a reflexão conjunta e contínua sobre o aparato teórico e metodológico do curso foram ressignificados continuamente no embate com as experiências situadas nas escolas do campo. Metodologicamente, descrevemos o percurso metodológico da proposta curricular do curso, pretendendo evidenciar a alternância pedagógica e a pesquisa enquanto dimensões centrais do processo formativo. A seguir, situamos a área em uma perspectiva sociohistórica da linguagem, em que esta e o sujeito são constitutivos. Apresentamos um breve exercício de análise dos relatos dos educadores, produzidos durante o processo de formação. As análises apontam para elementos que remetem às trajetórias de formação destes sujeitos ao mesmo tempo que fornecem objetos de formação.Referências
BAKHTIN, M./VOLOSHINOV. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Huicitec, 1988.
BOURDIEU, P. A economia das trocas lingüísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da USP, 1998.
BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. Campinas, S.P: Mercado de Letras.
BRITTO, L. P. L. Sociedade de cultura escrita, alfabetismo e participação. In: RIBEIRO, V. M. (org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2004, p. 47-64.
CERTEAU, M. A invenções do cotidiano. 6 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, R.J.: Vozes, 1994.
FREIRE. P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2001.
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Paulo: Pedro & João, 2010.
LARROSA, J. “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”. In: GERALDI,
C. M.G.; RIOLFI, C. R.; GARCIA, M. de M. (Orgs.). Escola Viva: elementos para
uma educação de qualidade. Campinas, S.P: Mercado de Letras, 2004.
RAMA, A. A cidade das letras. Trad. de Emir Sader. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
RIBEIRO, N. B. “Narrativas de professores: discurso, identidade e formação”.
Revista Entreletras. Araguaína: Tocantins, v. 3, n. 2, p. 141-158, ago./dez., 2012.
RIBEIRO, N. B. e R, VILAS-BÔAS. O processo em construção da Área de Linguagens na Educação do Campo. In: VILLAS BÔAS, R. ESCOBAR, M. I.; Lima,
M. C . de A. (Orgs.) Cultura: PRONERA. Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2016, p. 19-36.
ROCHA-ANTUNES, M. I e MUNARIM, A. Tempo Comunidade/Tempo Escola: alternância como princípio metodológico para organização dos tempos e espaços das escolas do campo. In: SANTOS, C. A dos; MOLINA, M. C.; JESUS, S. M dos S. A de. Memória e história do PRONERA: Contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação do Campo no Brasil. Brasil: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2011.
SOARES, M. B. Letramento e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2004.·.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index