LEITURA, ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO DE TEXTO: A BUSCA PELA (RE) ESCRITA AUTORAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.3251Palavras-chave:
Leitura, Análise Linguística, (Re)Escrita Textual, Contos De Fadas.Resumo
Visando a mudança de paradigmas na concepção do ensino tradicional, e optando por um ensino dialógico, analista e reflexivo da Língua Portuguesa, este trabalho objetiva apresentar a análise de uma atividade, que se inicia com leitura e interpretação, percorre o caminho da análise linguística, e resulta na (re)escrita textual com indícios de autoria. A abordagem deste tema mostra-se relevante, pois norteia a prática pedagógica cuidadosa de leitura, interpretação, produção de textos e sentidos, e a análise destes. Esta pesquisa, optou-se por tratar a linguagem como meio de interação social, em um processo dialógico entre aluno, texto e professor; e para isso, assumimos as reflexões propostas por Geraldi (2013) e Mendonça (2013), que analisam os aspectos linguísticos, metalinguísticos, e, sobretudo, os epilinguísticos presentes em um discurso; além de nos ancorarmos também nos estudos de Possenti (2002), ao tratarmos de autoria e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do 3º e 4 ë ciclos (1998). Para desenvolver este trabalho, foram realizadas atividades organizadas de leitura, escrita, desenho e exibição de filme. Dessa forma, os textos produzidos, apontam que o trabalho eficaz com a leitura interpretativa, a análise linguística e a (re) escrita é capaz de desenvolver a competência linguística e discursiva dos alunos.Referências
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