PRODUÇÃO DE TEXTO COESO E COERENTE A PARTIR DA LEITURA DE MINICONTOS
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.3253Palavras-chave:
Análise linguística. Coesão. Coerência. Minicontos.Resumo
Pretende-se, neste artigo, apresentar (e expor uma reflexão sobre os resultados alcançados) uma atividade didática realizada numa turma de 8º ano de uma Escola Estadual da cidade de Serrana-SP. Ancorada teoricamente nas reflexões de Geraldi (2003) e Mendonça (2006) relacionadas ao ensino voltado à análise linguística, e às concepções dos mecanismos de constituição textual de Koch (1993), a atividade didática teve como objetivo a produção escrita de um texto narrativo coeso e coerente a partir da leitura de minicontos. Para sua produção, previamente, os alunos leram os minicontos “Bala perdida” de Wilson Freire (2004), “Sopa” de Bruno Scartozzoni (2012) e os minicontos sem títulos (transcritos no desenvolvimento deste artigo) dos autores Spalding (2009) e Furtado (2004), conheceram suas características, construíram sentidos possíveis, reelaboraram histórias e criaram as próprias. Os resultados obtidos atenderam ao objetivo proposto, considerando que as produções textuais se mostraram, em sua maioria, coesas e coerentes, e também pela receptividade dos alunos com relação ao gênero textual escolhido.
Referências
FIGUEIREDO, Laura; BALTHASAR, Marisa; GOURLART, Shirley. Singular
e plural: leitura, produção e estudos de linguagem. São Paulo: Moderna,
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KOCH & ELIAS. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo:
Contexto, 2009.
KOCH, I.G.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1993.
KOCH, I.G.V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto,1998.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro
objeto. In; _______________ Português no ensino médio e formação do
professor. São Paulo, Parábola, 2006. p.199-226.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index