A escola e a lógica do capital: formação de mão de obra qualificada e mercantilização da educação
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3259Palavras-chave:
Educação, Escola, Formação, Mão de obra, CapitalResumo
Este artigo tem por objetivo debater questões inerentes à realidade histórico-social da educação no Brasil, analisando a função das instituições educacionais a partir da ótica do capital, tentando explicitar o seu papel enquanto aparelho que se coloca a serviço de um Estado burguês, cuja legitimação da autoridade e dos interesses das classes majoritárias se sobrepõe aos interesses gerais da sociedade brasileira. Para tanto, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma revisão da literatura, tomando como aporte teórico autores como Louis Althusser, István Mészáros, Dermeval Saviani, Caio Prado Júnior e Naura Ferreira e Márcia Aguiar. O texto está estruturado em três partes, sendo que em um primeiro momento é apresentado um breve panorama sobre a trajetória da educação no Brasil a partir de Prado Júnior e Ferreira e Aguiar, com vistas para a contextualização e embasamento das discussões tecidas na sequência. Em seguida se discute o papel da educação enquanto reprodutora da lógica do capital disseminada pelo Estado em sua concepção burguesa, a partir das considerações de István Mészáros e Dermeval Saviani. Por fim é analisada a função ocupada e exercida pelas instituições educacionais através da perspectiva de análise de Louis Althusser. Assim, pôde-se concluir que a escola se apresenta tanto como aparelho ideológico de Estado quanto como instrumento de formação de mão de obra discente e docente para a sociedade capitalista, cujo objetivo maior é a preservação dos interesses das classes dominantes em detrimento dos anseios das classes minoritárias.Referências
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