A FORMAÇAO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO PRÉ-ESCOLAR: LIMITES, FACILIDADES E DIFICULDADES FACE AOS MATERIAIS DIDÁTICOS USADOS.
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3482Palavras-chave:
Livro Didáctico, Práticas de ensino, Educação Pré-escolarResumo
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a prática pedagógica de professores da educação pré-escolar, que atuam no Centro Infantil 17 de Setembro, situado na cidade de Sumbe, na Angola, principalmente sobre a elaboração de atividades de ensino, a partir do livro didático disponibilizado pelo governo da Angola. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, combinada com o estudo de caso, ambos os métodos convergem para uma análise de base qualitativa, já que após a análise das atividades e aplicação do questionário, nos detivemos em mapear os principais obstáculos e as facilidades encontradas pelos professores da educação pré-escolar. Observamos que os livros didáticos utilizados nas turmas de quatro e cinco anos, intitulado “Fichas de Iniciação” volume 01 e 02, possuem fragilidades, no entanto frente aos obstáculos é uma ferramenta que aperfeiçoa o trabalho docente. Com este trabalho de campo, procuramos apresentar uma face do cotidiano escolar do Centro Infantil 17 de Setembro, mas principalmente, conseguimos refletir que a formação docente é fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas efetivas, dessa maneira, concluímos que o material didáctico exige do professor uma formação específica nas áreas de Linguagens, Matemática, Estudo do Meio, Expressões Plásticas, Musicais, Motoras e Dramáticas, caso contrário, não cumprirá o objetivo docente nem do material didático que é oferecer aprendizagem de qualidade aos alunos.
Referências
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo :Atlas, 2002
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Campinas: Cortes Editora, 1994.
ROSA Domingas, INGLÊS Rebeca e SILVA Madalena. Fichas de Iniciação -, volume 1, Luanda: Fukuma Editores, S.A. 2010.
ROSA Domingas, INGLÊS Rebeca e SILVA Madalena. Fichas de Iniciação -volume 2, Luanda: Okushiva 1ª Edição, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index