A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DA CIDADE DO SUMBE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA.
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3483Palavras-chave:
Educação Pré-Escolar. Formação dos Professores/Educadores. Comunicação Educativa.Resumo
As funções do profissional de educação Pré-Escolar estão passando por reformulações profundas. O que se esperava dele há algumas décadas não corresponde mais aos dias atuais. Neste sentido, em Angola a formação pedagógica é considerada como condição obrigatória para os candidatos à docência. Esta pesquisa visa constatar as insuficiências que se manifestam na comunicação educativa através da Língua Portuguesa, para uma adequada orientação na superação pedagógica dos professores/educadores do ensino Pré-Escolar da cidade do Sumbe. Para o alcance deste objetivo, traçamos o seguinte roteiro do percurso metodológico: análise dos fundamentos teóricos sobre a comunicação educativa através da Língua Portuguesa e a formação dos professores/educadores do ensino Pré-Escolar; Diagnóstico do estado atual da comunicação educativa; Caracterização das competências comunicativas dos professores/educadores do ensino Pré-Escolar na cidade do Sumbe e Constatação das insuficiências que se manifestam na comunicação educativa. Para dar cumprimento às tarefas propostas utilizamos os métodos teóricos: Análise e síntese, Histórico-Lógico, Indutivo – Dedutivo e Hermenéutico. E os métodos empíricos: Observação, Entrevista e Análise documental. Os resultados obtidos demonstram que os professores/educadores não estão suficientemente preparados no campo da comunicação educativa, o que se reflete no perfil de saída das crianças do Ensino Pré-Escolar da cidade do Sumbe e que se repercurte no perfil de entrada para o Ensino Primário. Neste sentido, torna-se necessário criar as condições favoráveis para o pleno desenvolvimento das atividades dos professores/educadores, que vão desde o reconhecimento do seu trabalho às condições físicas e materiais.Referências
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