MATERIAIS DIDÁTICOS E ENSINO DA ORALIDADE: LIMITES E DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS PROFESSORES

Autores

  • Amelia Fragoso Matos Quifanda ISCED, Cuanza Sul, Angola
  • Amélia Virgínia Domingos Ventura Ngunza ISCED, Cuanza Sul, Angola
  • Delfina Monteiro Cajiza Calenguelela ISCED, Cuanza Sul, Angola

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3484

Palavras-chave:

Material didático, Linguagem oral, Educação de Pré-Escolar

Resumo

A Educação Pré-Escolar é caracterizada pelo ensino baseado em representações, isto pelo fato de que a criança aprende quando há interação entre o que se pretende ensinar e seu ambiente cotidiano. Em conformidade a este princípio, o presente artigo visa descrever os materiais didáticos usados por professores da educação pré-escolar da Cidade do Sumbe, em Angola, para o ensino da linguagem oral. Buscamos verificar se o material didático promove a interação entre conteúdos escolares do cotidiano das crianças. Muitas crianças quando são inseridas nas instituições educacionais, tem domínio das línguas nacionais, que não são a língua oficial, o que gera conflitos no processo de ensino e aprendizagem. Assim, apontamos para o fato de que os livros didáticos que chegam aos centros educacionais privilegiam apenas a língua portuguesa, o que gera o questionamento norteador de nossa pesquisa, ou seja, verificar o alcance do livro didático no ensino da língua portuguesa. Para o desenvolvimento deste artigo, foram aplicados questionários dirigidos aos professores do Pré-Escolar do Sumbe, utilizamos como métodos e procedimentos a análise documental dos materiais didáticos usados pelos professores entrevistados, além da observação da pratica docente, assim pretendemos contribuir para a formação de novos professores da Educação Infantil, não apenas na cidade de Sumbe, na Angola, mas apontar como o livro didático aperfeiçoa o trabalho docente.

Referências

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Publicado

2018-12-29