METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA ESCRITA E DA ORALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3485Palavras-chave:
Criança, Linguagem Oral, Linguagem Escrita, Metodologias, EducadorResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções dos professores sobre o ensino da língua oral e escrita na educação pré-escolar, além disso, pretendemos descrever as metodologias de ensino, assim como as metodologias utilizadas pelos professores na Cidade do Sumbe/Angola. Para a realização deste artigo, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, apoiando-se essencialmente nas teorias de Vigotsky (1991). A metodologia fundamentou-se nos dados coletados, por meio da aplicação de questionários, em 10 escolas públicas, aplicando à um professor de cada escola. O questionário possibilitou ouvir os anseios dos professores da educação pré-escolar sobre o tema em estudo. Como resultado, encontramos no âmago destes profissionais que a falta de domínio das línguas locais por parte de alguns professores e o pouco incentivo das famílias por desconhecimento, constituem os principais fatores da dificuldade no ensino-aprendizagem da linguagem oral e escrita dos alunos, assim, entendemos que se faz necessário investimentos robustos na formação docente, a fim de desenvolvermos a educação na Angola, principalmente em Sumbe, valorizando assim a variedade linguística, social e cultural presente na sociedade angolana.Referências
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