O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DE SUMBE/ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3487Palavras-chave:
Material Didático, Aquisição da Linguagem, Comunicação, Desenvolvimento da oralidade, FalaResumo
A linguagem é o meio pelo qual o ser humano se comunica quer seja por via oral, escrita ou gestual. Por esta razão, considera-se um dos fatores fundamentais para que a criança se desenvolva de forma harmoniosa em todas as áreas, quer seja do ponto de vista social, afetivo ou cultural. Diante disso, assume-se grande importância o uso do material didático como fichas, livros, entre outros, na educação pré-escolar, momento em que ocorre a aquisição da linguagem. Esses materiais diversificados são os instrumentos de trabalho utilizados em salas de aula, e são os elementos fundamentais para a organização e funcionamento do processo de ensino-aprendizagem, pois são eles que tornam a aula mais dinâmica e atrativa fazendo com que o aluno aprenda os conteúdos programados de forma adequada, daí o objetivo deste artigo que seria analisar como se dá a aquisição da linguagem oral a partir do ensino por meio das fichas de observação, descrever se as fichas de observação apresentam atividades para aquisição da oralidade, analisar as concepções da linguagem oral e identificar os elementos que conduzem a oralidade por meio do material didático. No presente trabalho, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica. Portanto, podemos afirmar que neste processo de construção de conhecimentos, vários problemas podem ser solucionados, para que a aquisição da linguagem seja adequada no processo de ensino aprendizagemReferências
LIBÂNEO, J.C. Colecção magistério: Série formação do professor. São Paulo. Cortez, 1994;
MANUAL DO CURRICULO, Ministério da Assistência e Rensenção Social com a colaboração da UNICEF/ Departamento de Atendimento a criança/ Namibe Grafics. Dezembro de 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index