A RELAÇÃO DA LINGUA MATERNA E NÃO MATERNA COM O PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DO SUMBE – ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3488Palavras-chave:
Língua Materna, Língua Não Materna, Línguas NacionaisResumo
O presente artigo é fruto das atividades desenvolvidas no âmbito do módulo de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul, da Universidade Katyavala Bwila, e aborda aspectos relacionados à compreensão dos professores do que seja a Língua Materna e Não Materna e a não apresentação de indícios de que o português é atravessado pelas línguas nacionais. Nesta perspectiva, realizou-se uma vista em algumas escolas da cidade do Sumbe, onde leciona-se o pré-escolar no intuito de diagnosticar o modo de atuação dos professores em caso de alunos bilíngue e multilíngue. Verificou-se a existência de alunos que possuem mais de uma língua. Obtiveram-se dados mediante a aplicação de inquérito por questionário aplicado aos professores de Educação Pré-Escolar do Sumbe, cujo objetivo é analisar as concepções dos professores da Educação Pré-Escolar, sobre o que seja língua materna e não materna na “Escola Primária da Terra Prometida do Sumbe”. Para a construção do mesmo apoiou-se nas seguintes metodologias e técnicas: questionário, entrevista, análise documental e referências bibliográficas. A realização do artigo forneceu-nos bases sobre o real conhecimento das línguas e permitiu traçar estratégias para o seu tratamento de forma eficaReferências
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