A RELAÇÃO DA LINGUA MATERNA E NÃO MATERNA COM O PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DO SUMBE – ANGOLA

Autores

  • Abrão Tiago Muongo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila
  • Alberto José Tomás Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila
  • José Manuel da Silva Júnior Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3488

Palavras-chave:

Língua Materna, Língua Não Materna, Línguas Nacionais

Resumo

O presente artigo é fruto das atividades desenvolvidas no âmbito do módulo de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul, da Universidade Katyavala Bwila, e aborda aspectos relacionados à compreensão dos professores do que seja a Língua Materna e Não Materna e a não apresentação de indícios de que o português é atravessado pelas línguas nacionais. Nesta perspectiva, realizou-se uma vista em algumas escolas da cidade do Sumbe, onde leciona-se o pré-escolar no intuito de diagnosticar o modo de atuação dos professores em caso de alunos bilíngue e multilíngue. Verificou-se a existência de alunos que possuem mais de uma língua. Obtiveram-se dados mediante a aplicação de inquérito por questionário aplicado aos professores de Educação Pré-Escolar do Sumbe, cujo objetivo é analisar as concepções dos professores da Educação Pré-Escolar, sobre o que seja língua materna e não materna na “Escola Primária da Terra Prometida do Sumbe”. Para a construção do mesmo apoiou-se nas seguintes metodologias e técnicas: questionário, entrevista, análise documental e referências bibliográficas. A realização do artigo forneceu-nos bases sobre o real conhecimento das línguas e permitiu traçar estratégias para o seu tratamento de forma efica

Biografia do Autor

  • Abrão Tiago Muongo, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila

    Mestrando em Educação Pré-escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila.

  • Alberto José Tomás, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila

    Mestrando em Educação Pré-escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila.

  • José Manuel da Silva Júnior, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila

    Mestrando em Educação Pré-escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila.

Referências

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

A RELAÇÃO DA LINGUA MATERNA E NÃO MATERNA COM O PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DO SUMBE – ANGOLA. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 147 a 157, 2018. DOI: 10.18554/i&fd.v5i2.3488. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/3488. Acesso em: 5 dez. 2025.