ENSINAR A CRIANÇA A ESCREVER E USAR A LÍNGUA ORAL: ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3489Palavras-chave:
Escrita, Língua oral, Estratégias, Metodologias, Educação Pré – EscolarResumo
O presente trabalho versa sobre a temática da “Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem’”. Tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o ensino da língua Portuguesa escrita e oral para crianças em idade Pré-Escolar. Especificamente, analisamos as metodologias e as concepções de ensino usadas na educação Pré-Escolar no Município do Sumbe, Província do Cuanza - Sul considerando os aspectos sociais, culturais e económicos constitutivos da sociedade angolana. E os objetivos específicos são: 1) Analisar as respostas dos professores que ministram aulas em criança da educação Pré-Escolar sobre as dificuldades e facilidades na Aquisição da Linguagem. 2) Interagir com as agentes decisões no caso um Expert da Educação, para levantar dados sobre a Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem nessa faixa-etária no Município do Sumbe. Como não deixaria de ser, este trabalho busca contribuir para o melhoramento daquilo que é tarefa primordial dos professores da Língua Portuguesa: o ensino da escrita, linguagem oral bem como nas estratégias e metodologias do Ensino dessas, partindo do ponto de vista dos dados preliminares recolhidos pelos mestrandos através de uma entrevista, fruto dum trabalho de campo realizado nos centros infantis e escolas primárias da cidade do Sumbe, em professores que leccionam o Pré-Escolar considerando o contexto atual.
Referências
ABAURRE, M.B. e Fiad, R.S. e Mayring - Sabinson, M.L. Cenas de Aquisição da escrita a trabalho do Sujeito com texto: Campinas – São Paulo Brasil. (2006).
BENTES, A.C. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez. (2001).
DELRÉ, Alessandre. A pesquisa em Aquisição da Linguagem: teoria e prática. Editora Contexto. (2006).
GASPAR, S.I.N.F. Dissertação de Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda-FCSH, universidade Nova Lisboa-Portugal. (2015).
PRATES, L. e Martins. V. Distúrbios da fala e da linguagem na infância, Revista Médica de Minas Gerais, Brasil, (2011).
SCARPA, E.M, Aquisição da Linguagem. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à Linguistica _ dominios e fronteiras. São Paulo: (2006).
SIM-SIM, I. Aquisição da linguagem: Um olhar retrospectivo sobre o percurso do conhecimento. Instituto Politécnico de Lisboa-Portugal. (2000).
VYGOTSKY. L. S., A formação social da mente, o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores 5ª Edição. S. Paulo, Brasil. (1996).
www,larescola.Org.br. acessado no dia 12 de Julho de 2018 as 16h
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index