MATERIAIS DIDÁTICOS E AQUISIÇÃO DA LEITURA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3490Palavras-chave:
Fichas, Pré-escolar, Materiais Didáticos, Aquisição da LeituraResumo
A aquisição da leitura no ensino da pré-escola preocupa os professores por vários motivos, visto que não há materiais adequados para alcançar os objetivos traçados nas aulas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio Físico e Social. Sendo a aula a forma predominante de organização do processo de ensino. Na aula criam-se, desenvolvem-se e se transformam as condições necessárias para que os alunos assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e, assim desenvolvam as suas capacidades cognitivas. A utilização das fichas de iniciação que é o meio de ensino usado nesta fase de educação permite uma melhor integração e participação da criança através da observação e compreensão do meio natural, social e cultural que a rodeia, proporcionando-as oportunidades de autonomia, socialização e um desenvolvimento equilibrado, como está pautado na Lei de Bases do Sistema de Educação da República de Angola e na Lei nº 17/16 de Outubro. Este artigo tem como objetivo principal é analisar como se dá o uso das fichas no ensino da leitura na educação pré-escolar. Para realizar essa análise, foi realizada entrevista com a professora de uma das escolas do ensino primário do município do Sumbe, província do Cuanza-Sul. Também analisamos o material didático usado pela professora (fichas). Sendo a educação pré-escolar a base da Educação que cuida da primeira infância, fase da vida em que se devem realizar as ações de condicionamento e desenvolvimento psicomotor, chegou-se a conclusão de que os materiais didáticos não são suficientes para a aprendizagem dos alunos, frente à oferta de uma educação de qualidade aos alunos.Referências
LEFFA, V.J. Produção de Materiais de Ensino: Teoria e Prática. (2º Ed). Pelotas: EDUCAT. 2007.
LIBÂNEO, J.C Didática. São paulo: Cortez Editora.1994.
LOPES DA SILVA, M. (1997). Orientação Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
MCGREGOR, G.P. (1971). English in Africa: A Guide to the Teaching of English as a Second language with Particular reference to the Pos-Primary School Stagens. Londres: Heinemann/UNESCO.
PILETT, C. Didáctica (1994). Didática Geral. Ática Editora, 23ª ed. São Paulo.
SIM-SIM, I. (1998). Desenvolvimento da linguagem: Lisboa: universidade Aberta.
TOMLINSON, B. (1998). Materials Development. In: language teaching Cambridge: Cambridge University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index