JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DE RUA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3529Palavras-chave:
Jogos, Brincadeiras, Educação Física, Educação Infantil.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar quais os jogos e brincadeiras mais praticados pelos alunos tanto fora do ambiente escolar quanto na escola e averiguar se há a incorporação dos mesmos aprendidos na escola nos momentos em que estão brincando na rua e vice versa. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com 75 alunos de ambos os sexos matriculados nos 1º e 2º Períodos da Educação Infantil e nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada tendo como resultados que as atividades lúdicas realizadas pelas crianças fora do contexto escolar foram: amarelinha, esconde-esconde, vivo-morto, pega-pega, pipa e outras; que os jogos e brincadeiras aprendidos na escola pelas crianças são: rouba-bandeira, estátua, coelhinho sai da toca, dança das cadeiras, jogo da memória e outras; e por fim que todos os alunos faziam essa transição da escola para a rua e vice-versa. O estudo demonstrou a importância que se tem os jogos e brincadeiras de rua/tradicionais no contexto de vida dos alunos desta escola e no desenvolvimento motor dos mesmos, além de caracterizar esses jogos e brincadeiras dentro do contexto de suas aulas de Educação Física durante a Educação Infantil.
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