FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DA LIBRAS: SINGULARIDADES E VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3691Palavras-chave:
Formação docente, Libras, Língua de Sinais, Currículo, EnsinoResumo
RESUMO: O reconhecimento da Libras no Brasil foi promulgado com a Lei de Libras nº 10.436/02 e do Decreto nº 5626/05 possibilitou a oferta da disciplina de Libras sendo inicialmente ofertada nos cursos de licenciatura. Foi a partir destas legislações que estabeleceram normas e critérios para a implementação da disciplina de Libras que os cursos de licenciatura passaram a ofertar em uma perspectiva não somente de aprendizagem de uma língua, mas a fim de oportunizar a quebra de paradigmas. A criação e a oferta do curso de licenciatura em Letras Libras para formar profissionais aptos e qualificados para atuar na área educacional como professores de Libras emerge em atendimento às políticas públicas vigentes. Inicialmente o curso de licenciatura em Letras Libras foi ofertado somente para surdos no ano de 2006, e depois a partir do ano de 2008 houve a criação do curso de Bacharelado em Letras Libras para formar profissionais tradutores e intérpretes de Libras. Nesta perspectiva o presente artigo reflete sobre a formação docente para o ensino da Libras e o currículo que é contemplado nos cursos de licenciatura que ofertam obrigatoriamente a disciplina de Libras, pois nos demais cursos de bacharelado a disciplina de Libras é ofertada como optativa.
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