DISLEXIA: CONCEITO, DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Renata Cristina Alves

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3705

Palavras-chave:

Dislexia, Transtorno de Aprendizagem, Estratégias Pedagógicas

Resumo

Os transtornos de aprendizagem, especificamente a dislexia, têm sido estudados por vários especialistas. A dislexia é um transtorno da aprendizagem observada em diferentes pessoas com diversas habilidades, porém, com dificuldades tanto na leitura quanto na escrita. Após vários estudos especialistas chegaram à conclusão de que esse transtorno seja um defeito no cérebro, onde a parte afetada são as palavras e letras, vistas por meio da memória visual. Assim, sendo uma dificuldade de aprendizagem faz-se necessário discorrer sobre a dislexia, não apenas conceituando-a, mas também mostrar como ocorre e quais métodos pedagógicos facilitará aos educadores na maneira de alfabetizar os que demonstram essa dificuldade de aprendizagem. A dislexia é um assunto muito discutido nos últimos anos. Apesar disso, é um tema que muitos têm dificuldade em diagnosticar e lidar. No ambiente escolar essa dificuldade se mostra mais evidente ao passo que educadores por um lado sentem mais por vivenciar de perto a dificuldade e os alunos por terem a autoestima baixa por, de certa forma, não conseguir apresentar seu desenvolvimento e progresso. Desse modo, ao ser diagnosticado numa sala de aula alunos com dislexia, cabe ao educador junto às demais partes envolvidas – pais, equipe pedagógica – desenvolver práticas, estratégias pedagógicas específicas para o desenvolvimento dos mesmos. Essas ações não só evitarão que se criem rótulos para tais alunos por causa de suas dificuldades de aprendizagem, mas também fará com que os mesmos por meio do desenvolvimento e conhecimento que venham a adquirir, os tornem capazes de realizar tarefas a eles imposta.

Biografia do Autor

Renata Cristina Alves

Graduação Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Pós-graduação: Docência do Ensino Superior. Educação Especial e Psicomotricidade.

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Acesso em: 27 de novembro de 2015.

Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Ensino e Formação de Professores