A MONITORIA DISCENTE COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Lucas de Souza Ortolan Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Matheus Pena Passos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Vera Lucia Bonfim Tiburzio Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3706

Palavras-chave:

monitoria, percepções do monitor, ensino de Química, ensino de Bioquímica, Facebook® como plataforma de ensino-aprendizagem.

Resumo

A monitoria na graduação é uma ferramenta que potencializa o ensino e aprendizagem por meio de atividades pedagógicas que viabilizam a troca de saberes e experiências entre docente, monitor e alunos, além de inserir o monitor em discussões relacionadas ao currículo da disciplina. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias didáticas utilizadas nas monitorias das disciplinas de “Química para Biólogos” e “Princípios Químicos e Bioquímicos” do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), relacionando-as ao desempenho dos alunos e atuação dos monitores no planejamento e realização de atividades e discussões. O Facebook® foi utilizado como plataforma de ensino por meio da divulgação de um grupo fechado para a monitoria de cada disciplina. Outra metodologia de importância diz respeito à aplicação de questionário avaliativo para os participantes das monitorias, propiciando inserção dos alunos na organização de sessões de monitorias e da disciplina. Através das análises dos dados obtidos, verificou-se que a utilização do Facebook® corroborou positivamente para o desenvolvimento das monitorias, com a motivação de interação entre alunos e monitor, além do compartilhamento de material para estudo e discussão de assuntos correlatos à disciplina. As participações às monitorias foram observadas como mais assíduas em momentos que precediam as avaliações, o que sinaliza para a necessidade de maior engajamento dos alunos em um aprendizado mais constante e significativo.

Biografia do Autor

Lucas de Souza Ortolan, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licenciando em Ciências Biológicas - Departamente de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas, Naturiais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Matheus Pena Passos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Atualmente curso Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com um semestre de formação pela University of Leeds (Reino Unido, 2018-2019), e sou bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desenvolvendo o projeto intitulado "Efeitos do tratamento com inibidor dos produtos finais da glicação avançada (piridoxamina) em coração de ratas diabéticas tipo 1" - área de Fisiologia de Órgãos e Sistemas. Experiências anteriores: docência na educação básica pelo Colégio Nossa Senhora das Dores (2014-2016, ensino de Química e Física em monitorias a alunos do Ensino Médio, professor substituto das séries finais do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) e bolsista de iniciação à docência pelo PIBID Ciências Biológicas-UFTM (2014-2015).

Vera Lucia Bonfim Tiburzio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professora Associada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atualmente trabalha com atividades de iniciação à docência e práticas de Extensão Universitária. É graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (concluído em 2001), Mestre (término em 2004) e Doutora (término em 2008) pela Universidade Estadual de Campinas, ambos em Biologia Molecular e Funcional com ênfase em Bioquímica (Experiência em Química de Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: serpentes Botrópicas, PLA2, Ensaios Enzimáticos, Miotoxicidade, Citotoxicidade e Sistema HPLC/LC). 

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Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Ensino e Formação de Professores