A MONITORIA DISCENTE COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3706Palavras-chave:
monitoria, percepções do monitor, ensino de Química, ensino de Bioquímica, Facebook® como plataforma de ensino-aprendizagem.Resumo
A monitoria na graduação é uma ferramenta que potencializa o ensino e aprendizagem por meio de atividades pedagógicas que viabilizam a troca de saberes e experiências entre docente, monitor e alunos, além de inserir o monitor em discussões relacionadas ao currículo da disciplina. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias didáticas utilizadas nas monitorias das disciplinas de “Química para Biólogos” e “Princípios Químicos e Bioquímicos” do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), relacionando-as ao desempenho dos alunos e atuação dos monitores no planejamento e realização de atividades e discussões. O Facebook® foi utilizado como plataforma de ensino por meio da divulgação de um grupo fechado para a monitoria de cada disciplina. Outra metodologia de importância diz respeito à aplicação de questionário avaliativo para os participantes das monitorias, propiciando inserção dos alunos na organização de sessões de monitorias e da disciplina. Através das análises dos dados obtidos, verificou-se que a utilização do Facebook® corroborou positivamente para o desenvolvimento das monitorias, com a motivação de interação entre alunos e monitor, além do compartilhamento de material para estudo e discussão de assuntos correlatos à disciplina. As participações às monitorias foram observadas como mais assíduas em momentos que precediam as avaliações, o que sinaliza para a necessidade de maior engajamento dos alunos em um aprendizado mais constante e significativo.
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