ENSINO DA VARIAÇÃO DIAFÁSICA ATRAVÉS DO GÊNERO CONTO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3802Palavras-chave:
variação diafásica, gênero conto, ensino.Resumo
RESUMO
A partir dos estudos desenvolvidos pelo americano William Labov, em meados da década de 1960, a língua passou a ser concebida como um sistema heterogêneo e susceptível de mudança. Desses achados linguísticos, emergiu a teoria da Variação Linguística, cuja essência é a proposição de que a língua varia de acordo com vários fatores linguísticos e sociais, entre eles o tempo, o espaço e contexto de uso. Sob essa perspectiva, o presente artigo relata a aplicação de uma sequência didática como parte de uma proposta intervencionista aplicada numa turma de 6º ano do ensino fundamental de uma comunidade majoritariamente rural do município de Icapuí, litoral extremo Leste cearense, no último bimestre letivo do ano de 2015, em consonância com a proposta do Programa de Mestrado Profissional em Letras. Objetivava-se com essa parte do trabalho de dissertação a conscientização dos discentes sobre o reconhecimento da variação linguística diafásica. Para alcançar esse intento, foi proposta uma atividade de interpretação de um conto de nossa autoria, cujo enredo trata acerca da necessidade de se adequar as variantes linguísticas de acordo com o contexto interacional. Usamos como fundamentação teórica, Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Bortoni-Ricardo e Oliveira (2013), Brasil (1998), Goffman (2013), Tarallo (2007), Thiollent (2009) e Weinreich, Labov e Herzog (2006). Com a aplicação da sequência didática, os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que foi apresentada e compreendida, integralmente, a abordagem da Variação Linguística Diafásica por meio da interpretação do enredo de contos, conforme as respostas dos discentes nos revelam.
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