APAGAMENTO DO /r/ EM FINAL DE PALAVRAS: O QUE DIZEM OS TEXTOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3804Palavras-chave:
Variação, Apagamento do /r/, Produção Textual, Ensino de Língua PortuguesaResumo
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar como ocorre o processo de variação linguística do apagamento do segmento /r/ em final de palavras, como em: canta[r] ~ canta[Ø], em textos produzidos por alunos de uma escola pública de ensino, do interior do Rio Grande do Norte. Seguem-se os pressupostos da Teoria da Variação Linguística de cunho laboviana (LABOV, 1963; 1966, 2008 [1972]. O corpus analisado é constituído por uma amostra de oitenta e três textos, produzidos por alunos do ensino fundamental, e pertencentes à sequências textuais diferentes. Esse corpus está estratificado socialmente por sexo, nível de escolaridade, faixa etária e variáveis linguísticas. E para tratamento estatístico, após a extração das ocorrências e codificação, foi utilizado o pacote de Programa do Goldvarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE; SMITH, 2005). Os resultados obtidos demonstraram que o uso linguístico do fenômeno variável em análise está vinculado às pressões internas e externas. Nesta pesquisa, essa realidade sociolinguística é verificável pela escolha feita pelo Goldvarb X das variáveis: classe de palavra, nível de escolaridade dos informantes e tipologia textual, confirmando, assim, nossa hipótese central: o apagamento do /r/ em final de vocábulos está condicionado por fatores linguísticos e sociais. Sendo assim, também, chamam a atenção para que as práticas pedagógicas de produção textual sejam sensíveis à diversidade sociodialetal dos escreventes, sobretudo, porque sendo o uso linguístico variável e demonstrado por contextos diferentes, tanto linguísticos quanto sociolinguísticos, é necessário que as escolas desenvolvam atividades pedagógicas que possibilitem a aquisição e reflexão de diferentes usos da língua.
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