VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, DESVIOS DE ORTOGRAFIA E ORALIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3882Palavras-chave:
desvios ortográficos, variação linguística, língua portuguesa, ensinoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar como as pesquisas no campo da Sociolinguística Educacional, da Fonética e da Fonologia e da Pedagogia da Variação Linguística podem contribuir com o professor de língua portuguesa no intuito de aprimorar sua prática docente, no que se refere à abordagem dos desvios de ortografia, da oralidade e da variação linguística, visto que alguns desvios ortográficos podem ser caracterizados como interferências da oralidade na escrita, podendo ser acarretados por motivação da variação dialetal. Além de apresentar resultados de um teste de atitude/percepção didático-metodológicas de professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Uberaba-MG. Apesar dos avanços dos estudos das pesquisas sociolinguísticas, sobretudo na perspectiva variacionista, apontarem para a necessidade de se levar em consideração a heterogeneidade linguística, ainda é precária a aplicabilidade dessa teoria na prática docente. Assim, procuramos favorecer com este estudo, um ensino de língua portuguesa pautado na diversidade linguística e que garanta a reflexão linguística para que os alunos ampliem a competência comunicativa, utilizando os níveis linguísticos adequados às situações solicitadas, o que implica o acesso à norma de prestígio social e o respeito às variedades linguísticas.
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