O ENSINO DE GRAMÁTICA: PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

Autores

  • Yammar Leite de Araujo Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3886

Palavras-chave:

Ensino de gramática – letramento literário – língua

Resumo

Em geral, o ensino de gramática é visto como ícone de aversão por grande parte de usuários da língua, seja no ambiente escolar ou fora dele. Tal aspecto nos convida a refletirmos acerca do tema a partir do contexto escolar. Nesse intuito, o presente artigo discute e analisa os protagonistas desse contexto de forma teórica e prática. Nele retomaremos diversos teóricos que subsidiaram as atividades propostas cujo objetivo era transformar a prática pedagógica nas aulas de língua portuguesa e, assim, levar o aluno a perceber que a gramática faz parte de seu contexto escolar de forma global e de todos os aspectos de uso da língua. Dentre as diversas possibilidades que há para o estudo de gramática, elegemos o uso do pretérito-mais-que-perfeito como fato linguístico específico, associando-o a prática de letramento literário aplicada a alunos dos anos finais do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Yammar Leite de Araujo Andrade

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde desenvolveu pesquisa na área de Literatura e Ensino sob orientação da Profa. Dra. Fani Miranda Tabak. Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Atualmente é professora efetiva da Escola Estadual Felício de Paiva e do Colégio Tiradentes da Polícia Militar - unidade Uberaba.Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa.

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Publicado

2019-07-30