ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Relatos de experiência vivenciados no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.3910Palavras-chave:
Estágio, Ensino de Geografia, Experiência docênciaResumo
Diante da atual conjuntura e do avanço tecnológico, em que as transformações socioespaciais acontecem de forma substancialmente rápida, evidencia-se ainda mais a importância de ensinar Geografia de forma mais crítica e relacional visando formar cidadãos capazes de saber pensar o espaço face as suas contradições, e comprometidos em construir um mundo mais justo e igualitário. Nesse contexto, demonstra-se o grande desafio colocados aos professores dessa disciplina refere-se à formação do sujeito-aluno para a cidadania. Pensando nisso, o presente trabalho busca relatar experiências vivenciadas na disciplina de Geografia em uma turma do 8º ano durante o estágio supervisionado no Ensino Fundamental II, em uma escola básica de Feira de Santana-Ba. Vale dizer que o estágio realizado foi de modalidade co-participativa. Nesta modalidade, a imersão à docência acontece juntamente com a colaboração do professor(a) regente em sala. Assim, dentro do plano de ensino pensado pelo(a) docente da turma, o estagiário elabora e executa aula(s) com instrução e auxílio. Antes de expressar-me aqui relato sobre o estágio realizado, apresento um diagnostico sucinto sobre a escola onde acontecerá o estágio, bem como o Projeto Político Pedagógico, apontando o perfil da instituição percebida, além de algumas inquietações e primeiras impressões, para só assim tecer relatos e discussões sobre o referido estágio realizado.
Referências
LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. cap 1.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
GARCIA, H. Integralis geografia, 8. Ano. 1. Ed. São Paulo: IBEP, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index