Reflexões de um freireano sobre a importância do estágio de docência desenvolvido em um curso da área de ciências exatas.

Autores

  • Marcel Jardim Amaral Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4066

Palavras-chave:

Estágio, Docência, Educação Popular, Metodologia Científica, Ciências Exatas.

Resumo

Esse artigo tem como propósito maior apresentar o relato de experiência no âmbito da realização da disciplina de estágio docência. O contexto ocorreu em um curso da área de ciências exatas em uma universidade do estado do Rio Grande do Sul, no segundo semestre do ano de 2018. O horizonte epistemológico e metodológico do estudo tomou como referência a pesquisa participante (BRANDÃO, 1984), em que foi possível, ao narrar as experiências, apresentar algumas aprendizagens e compreensões sobre o referido processo. Assim, organizamos o artigo da seguinte maneira: num primeiro momento, apresentamos a importância da reflexão sobre a prática docente no contexto do estágio; depois, a maneira como ocorreram as referidas práticas e, finalmente, ao discutir os resultados, foram apresentadas compreensões sobre como se deu o processo, que aprendizagens tivemos e como elas foram percebidas tanto pelos educandos quanto pelos educadores, enquanto processo formativo permanente. Os resultados apontam para a fecundidade da Educação Crítica Popular em qualquer área de formação. Sugere também novos modos de fazer e construir uma docência crítica, reflexiva e emancipadora, tanto para os educadores quanto para os educandos.

Biografia do Autor

Marcel Jardim Amaral, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assistente Social, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na Linha de Fundamentos da Educação Ambiental. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na Linha de Culturas, Identidades e Diferenças. Especializando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos (PPGEDH) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Educação e Sociedade pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Especialista em Política de Assistência Social pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Graduado em Serviço Social pela Universidade Anhanguera Educacional (UAE).  É pesquisador do Grupo de Ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem e suas relações imbricadas com a Educação Ambiental transformadora (TI) e do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP).

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA-FURG, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2008 com ênfase em Filosofia e Educação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Líder do Grupo de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental e Popular- (GEFEAP); Tem experiência na área de Filosofia da Educação, atuando no Ensino Superior, principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Filosóficos da Educação Ambiental; Hermenêutica e Educação Ambiental; Epistemologia da Educação Popular Ambiental ;Epistemologia nas Pesquisas em Educação e Infância e Subjetividade. Foi Coordenador das Licenciaturas da UNIPAMPA (COORLICEN). Atualmente é Professor Associado, atuando como Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU/FURG); Educação Ambiental (PPGEA/ FURG); Desde 2011 é Editor chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - REMEA. (Qualis CAPES A4) Coordena o Programa de Extensão de Auxílio Ao Ingresso aos Ensino Técnico e Superior - PAIETS - (classificado no PROEXT 2015-2016 3 º Lugar Nacional) Tutor do Programa de Educação Tutorial PET- Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos. Realiza palestras para Professores da Educação Básica nas redes de Ensino Público. Revisor de importantes Periódicos no campo da Educação. 

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Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência e formação de professores